Hachurando. Flexão de hachurar. Que está traçando hachuras ou produzindo mecanicamente o seu efeito em (desenho, gravura, superfície etc.).
Leia também Primeiros Passos
As hachuras nada mais são do uma técnica artística utilizada principalmente no desenho que origina efeitos sombreados e de tons em uma imagem. Para isso, o artista produz pequenos rabiscos utilizando linhas paralelas próximas.
Corte é a denominação dada à representação de um produto secionada por um ou mais planos virtuais (planos secantes). No corte se representa tudo o que está atrás do plano secante, sendo que as linhas que estavam invisíveis nas vistas ortogonais passam a ficar visíveis.
As hachuras são formas convencionais de representar as partes maciças atingidas pelo corte. ... Os furos não recebem hachuras, pois são partes partes ocas que não foram atingidas pelo plano de corte. Os centros dos furos são determinados pelas linhas de centro, que também devem ser representadas nas vistas em corte.
Ponto (.) O ponto, ou ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período. O ponto é, ainda, utilizado nas abreviações.
Resposta: Um mapa temático é um mapa baseado numa carta topográfica que representa qualquer fenómeno geográfico da superfície terrestre.
Para que um mapa seja simples de ler e facilmente compreensível, várias cores e símbolos são utilizados, de maneira a representar as características do terreno.
A importância e função da legenda dos mapas é facilitar a comunicação, ajudando um determinado mapa a atingir o seu objetivo, que é informar e fornecer dados acerca de acontecimentos ou elementos existentes no espaço geográfico.
No cinema, televisão e jogos eletrônicos, as legendas são os textos que acompanham uma imagem, conferindo-lhe um significado ou esclarecimento. Seu maior uso é na tradução de textos e diálogos de filmes, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior da película.
A legenda tem a função de nos informar o que significam os símbolos, números e traços no mapa.
Para adicionar uma legenda a um mapa, utilize as etapas seguintes:
O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado.
Os elementos fundamentais do Mapa são:
Resposta. Resposta: Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.
1 - Identificamos os seguintes elementos: Título, legenda, escala. 2 - Falta a direção, no caso a seta que indica o norte.
A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. ... Por exemplo: se uma escala de um determinado mapa é 1:500, significa que cada centímetro do mapa representa 500 centímetros do espaço real.
No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.
Uma escala cartográfica serve para representar a proporção entre o mapa e a superfície real que este representa. ... Já a escala numérica aparece no mapa de forma fracionária, como por exemplo 1:100.
Então podemos reduzir o objeto do seu tamanho real de forma simples. Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50.
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
Divida o comprimento do objeto real pelo comprimento do modelo. Por exemplo, você dividiria 1200 por 30 e obteria 40.
Temos assim, 1:10 ou 1/10. Lê-se escala 1 por 10. Cada unidade de grandeza real é representada por outra dez vezes menor; 20 m serão representados por 2 m, 1 m ou 100 cm por 10 cm. Na escala de 1:50 (1 por 50) temos 1 m ou 100 cm reduzidos 50 vezes, ou seja, 2 cm; 20 m serão portanto 40 cm.