É a conservação a baixas temperaturas, entre -1° a 8°C. ... Esse processo conserva as características do produto in natura, é um método temporário de conservação. Geralmente é utilizada em combinação com outras técnicas, ou matérias primas esperando para que ocorra o processamento.
VANTAGENS: Preserva grande parte do valor nutritivo e organoléptico dos alimentos. DESVANTAGENS: Não elimina os microrganismos, nem a acção nociva das toxinas, pelo que sempre que a temperatura se torne favorável retomam a actividade. Compreender a importância da conservação de alimentos, nomeadamente a refrigeração.
Uma vez congelado, o alimento se torna rígido. Isso impede a movimentação de moléculas em seu interior. Dessa forma, menos microrganismos podem se desenvolver e o processo de deterioração diminui. Valor nutricional conservado, dessa forma, é uma das vantagens do congelamento de alimentos.
BENEFÍCIOS DE UMA SOLUÇÃO EFICIENTE
As desvantagens estão em muitos alimentos processados congelados que possuem altos níveis de sódio, conservantes, corantes, lipídios saturados e de carboidratos simples em sua composição, o que é altamente prejudicial à saúde, pois o excesso dos mesmos pode acarretar doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, ...
É correto afirmar que os efeitos causados nos alimentos pela utilização de baixas temperaturas é : a- Todas as frutas e hortaliças podem ser armazenadas sob refrigeração, pois não sofrem nenhum tipo de dano causado pelo frio.
Em que alimentos NÃO é possível utilizar o processo de irradiação para conservação dos alimentos? Resposta Selecionada: b. Nos iogurtes e leites fermentados.
Essa técnica consiste na exposição do alimento a quantidades intermediárias de radiação (entre 1 e 10 kGy). A radiciação promove a redução da carga microbiana de fungos e bactérias, melhorando a qualidade higiênico-sanitária do alimento e promovendo, por consequência, a extensão da vida útil em algumas semanas.
Deste modo, a despeito de uma ideia errônea que tem certo alcance entre a população, o alimento não se torna radioativo ou emissor de radiação. A única alteração física que ocorre é um aumento temporário da temperatura do alimento durante o processo.
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento, além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento assim tornando-os também mais seguros ao ...
As grandes áreas de aplicação são: medicina nuclear, radioterapia e radiodiagnóstico. Em radioterapia, a bomba de 60CO, as fontes de radiação γ para braquiterapia e os aplicadores oftalmológicos e dermatológicos com emissores β encontram-se dentre os mais utilizados.
A presença da radiação no cotidiano é algo muito comum. Faz-se presente em diversos aparelhos, como o microondas, e na natureza, como nos raios solares. ... A simples exposição ao sol é um tipo de radiação e a região do Campo das Vertentes propicia verões com muita insolação, o que pode ser perigoso.
Veja algumas utilizações da radioatividade: No controle de produção; no controle do desgaste de materiais; na determinação de vazamentos em canalizações, oleodutos,…; na conservação de alimentos; na esterilização de seringas descartáveis; etc.
Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, é usada também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos. Uma das vantagens da técnica é que a esterilização é feita sem aplicações de calor, que pode deteriorar os materiais.