Pode ocorrer em somente um dos pés ou bilateralmente. Um pé com desenvolvimento normal se torna um pé torto em torno do segundo trimestre de gestação. Por isso, o PTC é raramente detectado pelos exames de ultrassonografia antes da 16ª semana de gestação.
As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas, no entanto alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que ao longo do desenvolvimento do bebê houve ativação de genes responsáveis por essa deformidade.
PÉ TORTO CONGÊNITO IDIOPÁTICO (PTC) O PTC é definido como uma deformidade caracterizada por mau alinhamento complexo do pé que envolve partes moles e ósseas, com deformidade em equino e varo do retropé, cavo e adução do médio e antepé.
Como é feita a cirurgia em pés tortos congênitos? A forma de realizar cirurgia de pé torto é dependente da idade do paciente. Em sua grande maioria inicia com troca de gesso semanal e após algumas correções pelo gesso se indica a cirurgia. Quanto mais novo é a criança menor é a cirurgia.
O pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo. O tratamento precoce com imobilização é benéfico no caso do pé torto verdadeiro, mas cirurgia, frequentemente complexa, também é geralmente necessária.
PALMILHAS PÉS SEM DOR® PARA PISADA PRONADA A palmilha sob medida Pés Sem Dor tem o objetivo de corrigir o desvio da pisada pronada, com uma elevação na parte de dentro do calcanhar, que alinha a pisada.
A pisada supinada é a de quem pisa pra fora, ou seja, projeta a carga corporal para a lateral externa dos pés, possui a pisada supinada. Isso acontece com pessoas cujo arco do pé é muito acentuado, o famoso pé cavo, o que faz com que o apoio se desloque para a região lateral.
A Fisioterapia Ortopédica auxilia principalmente casos de pisada pronadora. O fisioterapeuta atua com realização de exercícios que fortalecem a musculatura da planta dos pés, como caminhar na pontinha dos pés e pelo calcanhar, fazer movimentos circulares com as pontas dos pés, tentar pegar objetos com os dedos dos pés.
Para corrigir a pisada supinada, a Pés Sem Dor fabrica palmilhas para redistribuir a pressões proporcionalmente nas regiões do pé. Para isso, elas possuem uma elevação na parte externa, o que ajuda a jogar parte do peso do corpo para o lado de dentro, contribuindo para a correção da pisada.
- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. - Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. - Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.
Existem 3 tipos de pisada: neutra, pronada e supinada.
A pisada neutra caracteriza-se pelo apoio uniforme do pé no solo, não apresenta desvios rotacionais nem para dentro e nem para fora, por apresentar um bom arco plantar, favorece a distribuição homogênea da carga corporal.
Significado de Pisada substantivo feminino Ação de pisar. Pegada, rasto. Pisadela. [Regionalismo: Nordeste] Andadura do cavalo.
Role o pé para a frente, tocando o chão com um movimento que vai do calcanhar até os dedos, quando dá seus passos. Isso coloca os músculos da panturrilha em ação – use-os para manter seus pés no ângulo correto (elevado) para cada passo. Mantenha os ombros para trás e relaxados, abrindo o peito.
Esses distúrbios podem ser causados por atividade física mais intensa (subir escadas e correr, por exemplo), obesidade, má condição física, e por doenças como a asma, anemia, bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), insuficiência cardíaca ou respiratória, e pneumonia.