O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. Códon é uma trinca de bases nitrogenadas do mRNA, que tem sua trinca complementar (anticódon) no RNA transportador correspondente.
Resposta. Resposta: o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
Na síntese de proteínas, processo denominado tradução gênica, além do RNAm, participam um ribossomo, vários RNA transportadores (RNAt) e aminoácidos. O RNAm liga-se à subunidade menor do ribossomo, que percorre suas extremidades servindo de suporte para a síntese das proteínas.
A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).
Para formar o RNA, as bases de adenina (A) se ligam às de uracila (U), as de timina, às de adenina (A), as de citosina (C) às de guanina (G) e as de guanina ás de citosina.
No nosso exemplo, o RNAm formado possui os seguintes códons: AUG, UUA, GCG, UAA, GUC, CAU, GAC. As proteínas são moléculas formadas por uma sequência de unidades menores chamadas aminoácidos.
Explicação: A sequência de uma fita de DNA sempre determinará a sequência da outra pois para que a fita se pareie com outra, ela deve possuir bases nitrogenadas complementares, isso ocorre para manter a características de ser semiconservativa.
Na genética molecular, um codão ou códon é uma sequência de três bases nitrogenadas de RNA mensageiro que codificam um determinado aminoácido ou que indicam o ponto de início ou fim de tradução da cadeia de RNAm.
Resposta. É sintetizada no citoplasma da célula pelo ribossomo.