O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.
IMC = P(peso em quilos)/A² (altura x altura, em metros). Por exemplo, se uma mulher de 1,60 m pesa 63 kg, o IMC é de = 63 /(1,6×1,6) = 24,6 kg/m². Se o resultado estiver entre 18,5 e 25 o peso é considerado adequado.
a) O peso é calculado pela massa do corpo multiplicada pela aceleração da gravidade local.
É calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros. Onde kg é o peso do indivíduo e m a sua altura em metros. Exemplo: a pessoa que pesa 100 quilos e mede 1,60 m de altura tem que dividir 100 por 1,6 X 1,6 = o resultado é 39.
Se o IMC está classificado como Magreza Acentuada caracteriza déficit de peso acentuado. É recomendado procurar o serviço de saúde da sua localidade para verificar se existe risco à sua saúde. Se o IMC está classificado como Magreza caracteriza déficit de peso.
Em casos extremos, como aqueles de obesidade mórbida e grau III, o médico especialista pode indicar uma cirurgia bariátrica (ou gastroplastia) como tratamento para o excesso de peso.