Geologia é uma ciência natural que estuda a Terra. Do grego, o termo geologia é formado pelos vocábulos “geo” (Terra) e “logia” (estudo ou ciência).
Recebe esse nome porque não apresenta condições para a manutenção da vida, em virtude do elevado grau de salinidade. É a maior depressão absoluta do mundo, com cerca de 400m abaixo do nível dos oceanos.
A elevada salinidade de suas águas deve-se a condições químicas e geográficas. Sua localização é em uma área com clima bastante seco (semiárido ao norte e desértico ao sul), fazendo com que as águas evaporem muito rapidamente, conservando os minerais que nelas se encontravam.
A água salgada é um pouco mais pesada que a água doce, pois ela contém minerais dissolvidos. E, enquanto os oceanos têm uma média de 35 gramas de sal por litro de água, o Mar Morto tem quase 300 gramas! Lá, portanto, a densidade da água salgada é muito alta e, por isso, é possível flutuar sem nenhum esforço físico.
Um lugar inóspito em que peixes e plantas não existem e cuja concentração de sal na água é 8,6 vezes maior que a dos oceanos. No Mar Morto o visitante é capaz de flutuar em posições impensáveis sem afundar, exatamente por causa do sal. ...
No Mar Morto seu corpo não seria capaz de afundar, devido ao alto índice de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio. O sal existente no Mar Morto não se dissolve na água, conseqüentemente, não há nenhum organismo vivo.
Em Ezequiel 47:8-9 há uma profecia específica que diz que "... Estas águas saem para a região oriental e, descendo, entrarão na Arabá e irão em direção do mar; no mar entrarão as águas que se fizeram sair, e as águas ficarão saudáveis...", tornando-se um lago normal, capaz de suportar a vida marinha.
A ressurgência faz com que simplesmente seja impossível se afundar na água. Ou seja, independente do seu peso e da pressão que você exerce na água, a pressão irá te empurrar de volta para a superfície da água. Essa experiência tem deixado muitos turistas super animados em visitar os fervedouros do Jalapão.
Embora seja chamado de fervedouro, suas águas não são quentes. Localizadas em meio à topografia seca do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, essas piscinas calmas e de águas cristalinas são, na realidade, nascentes cársicas. Mas a aparência única dos fervedouros é diferente de todas as nascentes do tipo no mundo.
Não há aeroportos na região do Jalapão, por isso o único meio de transporte até lá é por via terrestre. Para quem chega de outros estados o ideal é ir de avião até Palmas, capital do Tocantins, e de lá seguir de carro até o Jalapão.
O Jalapão está localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km de Palmas, nossa capital. Ele não é uma cidade, como alguns pensam. O Jalapão é uma região ampla, com cerca de 34 mil km² - sendo maior que o território de Sergipe e Alagoas!
Palmas
195 km
Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues
286 km
Com belezas naturais incomparáveis, o Jalapão está localizado no coração do Tocantins. Veja aqui como chegar ao destino que está conquistando os viajantes mais aventureiros. Terra quente, onde o cerrado se perde de vista, o sol se põe num vermelho intenso e as águas cristalinas parecem uma miragem.