Ministério da Saúde. Política (2008) Nacional de Humanização – HUMANIZASUS. Documento de base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília.
A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.
Existem vários benefícios na implantação do atendimento humanizado, dentre os quais destacam-se:
O significado da humanização engloba compreender e ouvir as necessidades e queixas de qualquer pessoa com respeito, cordialidade e empatia. Esse conceito está cada vez mais presente nas organizações, pois o atendimento humanizado integra a construção do relacionamento que existe entre um serviço prestado ou marca.
Descaso e descuido com as pessoas. Incapacidade de lidar com histórias de vida, sempre singulares e complexas. Práticas éticas descabidas. Que incluem a discriminação, intimidação e submissão a práticas e procedimentos desnecessários.
– ”Desmembrar” os pacientes – em sistema cardiovascular, neurológico, linfático etc – na busca por problemas e permitir o tratamento através das equipes especializadas que compõem os hospitais. A desumanização se integrou à medicina contemporânea.
A desumanização é um processo psicológico que demoniza o inimigo, fazendo com que pareçam menos humanos, e por sua vez, não merecedores de tratamentos humanos. Esse processo aumenta a violência, violação de direitos humanos, crimes de guerra e genocídios.
Conceito de desumanização e coisificação do outro: A desumanização é fazer com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano,tirando seus direitos humanos como sua personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros.
Essa mudança na forma de enxergar o idoso se intensificou a partir da Revolução Industrial, onde o homem passa a ser julgado pela sua força de trabalho. Com isso, o jovem ganhou mais valor, enquanto os mais velhos começaram a ser vistos como encargo. ... É a partir daí que começa o processo de desumanização dos idosos.
Ato ou efeito de humanizar, mudando o comportamento e atitudes, tornando-se humano e dando condições humanas.