→ Qual o décimo termo da PA (2, 4, 6, …)? Para encontrar o décimo termo dessa PA, basta continuar somando a razão ao último termo até encontrá-lo. A PA obtida será: 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20...
E seus elementos são representados por uma letra minúscula seguida de um número que indica a posição do número. Por exemplo, na PG acima, o termo a1 é o primeiro termo e é igual a 1. O termo a4 é o quarto termo e é igual a 27. Dessa forma, é costume indicar o enésimo termo de uma PG por an.
Para sabermos qual a razão de uma P.A. basta subtrair um elemento qualquer pelo seu antecessor.
Nesse caso, veja que temos uma sequência onde o primeiro termo é -18, o segundo termo é -11 e o terceiro termo é -4. Por isso, a razão da progressão aritmética é igual a 7, uma vez que essa é a diferença entre dois termos sucessivos.
Resposta: Ops, vamos lá ! Explicação passo-a-passo: Razão da PA= n2-n1 ou n3-n2 ...
Resposta: O vigésimo segundo termo da P.A. (-18, -11, -4, ...) é 129.
Chamamos Progressão Aritmética (PA) a toda sequência em que cada número, somado a um número fixo, resulta no próximo número da sequência. O número fixo é chamado de razão da progressão e os números da sequência são chamados de termos da progressão.
As progressões aritméticas e geométricas são modelos matemáticos cujas aplicações nos ajudaram a entender muitos fenômenos em diversos ramos da atividade humana. Em resumo, as progressões também são conceitos, cujo ensino pode ser diferenciado. mesmo acelera de 0 a 60 Km/h em 6 segundos.
Matemática do Científico e do Vestibular. 1 Simplifique: S = 2 + 4 + 6 + 8 + 10 + ... + 2n , onde n ³ 1. Temos então que a soma dos n primeiros números pares positivos é igual a n2 + n.