Descargas atmosféricas são descargas elétricas de grande extensão (alguns quilômetros) e de grande intensidade (picos de intensidade de corrente acima de um quiloàmpere), que ocorrem devido ao acúmulo de cargas elétricas em regiões localizadas da atmosfera, em geral dentro de tempestades.
Hoje se sabe que os relâmpagos estão relacionados à eletricidade na atmosfera. ... O relâmpago é a luz liberada quando uma nuvem descarrega sua eletricidade. Esse fenômeno produz calor, que provoca a rápida expansão do ar. O trovão nada mais é do que o som provocado por esse deslocamento do ar.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica. ... Da nuvem para o solo; Do solo para a nuvem; Entre nuvens.
A descarga elétrica provocada pela diferença de potencial entre duas porções de matérias (terra ou nuvem) ioniza o ar em um percurso criando um plasma que emite radiação eletromagnética. ... Os raios ocorrem, pois no interior das nuvens ocorre uma eletrificação que provem da mudança de distribuição de cargas.
Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade. ... Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo.
Resposta. De acordo com a teoria mais aceita, ela se eletriza a partir das colisões de partículas de gelo acumuladas em seu interior.
Quais as fases de um raio? Um raio começa com pequenas descargas dentro da nuvem. Estas descargas liberam os elétrons que começarão seu caminho de descida em direção ao solo. ... Se houver cargas disponíveis na nuvem, uma outra descarga intensa (chamada 'subseqüente') pode acon- tecer logo após a primeira.
dois segundos
Em média, um raio gera em torno de 300 quilowatts-hora - o que equivale ao consumo mensal de uma pequena residência. Um raio é algo muito rápido. Com duração máxima de 2 segundos, ele consegue percorrer distâncias de até 5 quilômetros nesse tempo. (.)
Diferentemente do que se acredita, a energia dos relâmpagos não é muito grande. Considerando que um relâmpago nuvem-solo transporta uma carga elétrica média de 10 C, e que a tensão ao longo do canal é em torno de 100 milhões de volts, então a energia elétrica total do relâmpago é de 10^9 J, ou seja, cerca de 300 kWh.
Resposta. Durante tempestades, saia de locais amplos e descobertos como praias, campos de futebol, quadras esportivas ou estacionamentos. Em uma região plana, o raio vai buscar o ponto mais alto para se conectar: um prédio, uma árvore e até mesmo uma pessoa.
Resposta: Explicação: Geralmente são objetos metálicos por serem melhores condutores de energia.