Uma inversão geomagnética é a mudança de orientação do campo magnético terrestre de tal forma que o norte e o sul magnéticos são intercambiados.
A maneira mais fácil de inverter os polos de um ímã permanente é simplesmente girar fisicamente o ímã em 180 graus.
Se você pendurar um imã em forma de barra pelo seu centro ou observar a agulha magnética de uma bússola você verá que seus pólos ficam sempre alinhados na direção norte-sul. O pólo que indicar o pólo norte geográfico recebe o nome de pólo norte e estará indicando o pólo sul magnético da Terra.
Olhe para a agulha da bússola. Se a ponta norte da agulha estiver apontando para o seu ímã, você encontrou o polo sul dele. Gire o outro lado do ímã em direção à bússola; a ponta sul da agulha agora apontará diretamente para o polo norte do ímã.
Se um ímã se mover livremente, um de seus polos se alinhará com o polo norte geográfico terrestre, esse é o polo norte do ímã, e o outro polo se alinhará com o polo sul geográfico, sendo assim denominado polo sul do ímã. É por esse motivo que os polos são denominados de polo norte ou polo sul.
Resposta. Sim, usando uma bússola: o pólo norte da bússola se alinhará com o pólo sul do Imã e vice-versa.
Magnetismo terrestre Assim como muitos corpos, a própria Terra também tem propriedades magnéticas. Isso quer dizer que ela tem pólos, produz um campo magnético, exerce força magnética, e assim por diante.
Os imãs possuem dois pólos magnéticos, chamados de pólo norte e pólo sul, em torno dos quais existe um campo magnético. Seguindo a regra da atração entre opostos, comum na física, o pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente.