Na eletrização por atrito e por contato, há obrigatoriamente a necessidade do contato físico entre os corpos. Na eletrização por indução isso já não é necessário e é por isso que esse processo recebe esse nome. Considere três condutores, um carregado eletricamente e ou outros dois neutros e encostados um no outro.
Eletrização por atrito Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons).
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Eletrização é o processo de tornar um corpo eletricamente neutro em um corpo eletricamente carregado. Corpos neutros são aqueles que apresentam a mesma quantidade de prótons e elétrons, uma vez que essas são as partículas subatômicas dotadas de carga elétrica.
Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.
Isto é, podemos afirmar que o corpo condutor eletrizado irá transferir as cargas presentes no mesmo para a região menos eletrizada, que no caso, se trata do solo, é o que ocorre com caminhões por exemplo, em postos de gasolina.
Resposta. É o processo de indução elétrica, quando o bastão carregado positivamente não encosta na esfera, mas induz uma polarização, que se for conectada com a terra, haverá passagem de elétrons para a esfera, e depois se o bastão for afastado e o terra desfeito a esfera fica com carga negativa.
Na eletrização por contato, as cargas, no final do processo, ficam com a metade (no caso de dois corpos) da carga total (média aritmética). ... Na eletrização por atrito, os corpos atritados ficam com cargas opostas já que há a transferência de elétrons.
A eletrização por contato acontece quando um corpo carregado transfere uma parte de seu excesso de cargas para um corpo neutro através de um contato direto. Essa transferência ocorre porque as cargas em excesso possuem mesmo sinal e, portanto, se repelem, tendendo a se afastar o máximo entre si.
Os elétrons e os prótons são atraídos entre si. ... Quando um corpo recebe ou perde elétrons ele se torna eletrizado. Quando aproximamos dois corpos eletrizados com cargas de sinais contrários, observamos que ocorre uma força de atração. Já quando os corpos possuem cargas de sinais iguais, eles se repelem.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.
Apesar de não possuir elétrons livres como os metais, uma material isolante pode ser eletrizado por atrito (ou contato). Vamos imaginar que 1 elétron foi transferido de um material para outro.
Resposta. Resposta: Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para o outro. Nesse caso diz-se que houve uma eletrização por atrito.
Resposta. Eles se repelem, pois os opostos se atraem.
Se os dois corpos tiverem o mesmo sinal de carga haverá uma força de repulsão entre os mesmos. Se os dois corpos tiverem cargas opostas haverá uma força de atração entre os mesmos. Um corpo eletrizado é um corpo que possui número de elétrons diferente do número de prótons.
No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. ... Quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz na superfície terrestre cargas de sinais contrários, criando um campo elétrico entre a nuvem e a superfície.
As cargas positivas do bastão irão atrair para a esfera 1 as cargas negativas e a esfera 2 ficará com falta de elétrons. Ao separar as duas esferas, mantendo o bastão na mesma posição, a esfera 1 ficará eletrizada negativamente e a esfera 2 ficará carregada positivamente.
Depois do atrito os corpos adquirem cargas diferentes. ... Assim, há separação de cargas num corpo neutro devido à proximidade de um corpo eletrizado quando ocorre o processo de eletrização por indução. Existem três tipos de eletrização: eletrização por contato, eletrização por atrito e eletrização por indução.
Na polarização de um condutor, os elétrons livres ─ interagindo com cargas indutoras externas ─ movem-se de uma região para outra oposta formando, no corpo, um pólo (+) e outro (-) ou seja, um dipolo elétrico como ilustra a figura. ... Nos isolantes a polarização acontece nas moléculas ou os átomos da superfície do corpo.
A polarização elétrica ocorre quando na matéria que se encontra situada no interior de um campo elétrico (por exemplo, no interior de um condensador plano), os eletrões da superfície, relativamente aos núcleos atómicos, se deslocam em todo o corpo. Produzem-se assim deslocações de carga e a substância fica polarizada.
Não é possível eletrizar um isolante pela polarização, pois o processo de polarização não corresponde a um fenômeno de eletrificação. ... Além disso, o que ocorre uma diferenciação entre as partes constituintes dos materiais e a quantidade de carga dos mesmos, o que resulta na polarização desse isolante.
Quando conectamos dois pontos de um fio condutor a uma diferença de potencial, ligando-o a uma bateria (gerador) ou a uma tomada, por exemplo, forma-se um campo elétrico no interior dos fios, responsável pelo surgimento de uma força elétrica que arrasta os elétrons em direção ao terminal positivo ou negativo.
Ao propagar-se no interior dos dielétricos, o campo elétrico causa a polarização das suas moléculas, isto é, os portadores de cargas do material são levemente deslocados de sua posição de origem, fazendo com que um campo elétrico oposto ao campo elétrico externo surja, anulando-o.
Corrente elétrica - O movimento ordenado de elétrons em condutores. ... Esse movimento ordenado dos elétrons é conhecido como corrente elétrica e ela pode ocorrer nos condutores sólidos, como os metais, e em gases e líquidos ionizados.
O movimento das cargas elétricas ocorre quando existe uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos, seguindo as cargas do pólo negativo para o pólo positivo. Esta diferença de potencial elétrico é o que cotidianamente chamamos de voltagem, por ser medida em Volts.
O movimento de partículas carregadas em condutores é diferente do movimento de partículas no espaço vazio. Ao aplicarmos uma diferença de potencial VA – VB, esta origina, no interior de um condutor, um campo elétrico E, cujo sentido é do polo positivo para o polo negativo. ...
todo corpo que se move é dotado de energia cinética. Essa forma de energia depende do quadrado da velocidade com que o corpo move-se e é proporcional à sua massa. ... Essa forma de energia está relacionada à massa, à gravidade e à altura do corpo em relação ao chão.
Resposta