Quais são os sinais de desidratação?
— Os idosos têm menos água no corpo do que as pessoas mais jovens. Por causa da diminuição do sistema de termostase, eles acabam desidratando mais rapidamente porque o organismo apresenta uma diminuição do número e da sensibilidade de receptores corporais que controlam a sede — explica o neurologista Andre Lima.
Veja algumas dicas para hidratar idosos dependentes:
As causas podem ser febres prolongadas, sudorese intensa, baixa administração de água, hiperglicemia, dietas sem reposição correta de líquidos, diarreias intensas, entre outras. Qualquer forma de desidratação é séria e pode levar à morte se não tratada corretamente. Sendo assim, é fundamental estar atento aos sintomas.
Todas as reações metabólicas do corpo humano ocorrem em meio aquoso. Sem água, não ocorreriam reações. Por isso, quando a desidratação é grave e diminui a quantidade de água, pode dificultar as reações.
Causas de desidratação Isso pode acontecer quando a ingestão de líquidos é insuficiente, nos quadros de vômitos, diarreias e febre, nos dias de muito calor por causa da transpiração excessiva, nos portadores de diabetes em função do aumento do número de micções e pelo descontrole no uso de diuréticos.
Por dia, o Brasil registra mais de 4 mil novos casos e 15 mortes por diarreia, que se não tratada da forma correta – com a hidratação do paciente – pode até matar, principalmente crianças menores de 1 ano. Essa infecção ocorre principalmente pela falta de saneamento básico ou higiene, alimentos e água contaminados.