As misturas heterogêneas se diferenciam das homogêneas porque os seus componentes podem ser vistos a olho nu, apresentando por isso diferentes fases. Logo, as partes visíveis são chamadas de fases.
Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. ... A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
As misturas podem ser homogêneas (quando um material dissolve-se em outro) e heterogêneas (quando um material não dissolve o outro). Os tipos de misturas (união de duas ou mais substâncias diferentes) estão relacionados com os materiais envolvidos e, de forma geral, apresentam um disperso e um dispersante.
Enquanto a mistura homogênea apresenta apenas uma fase, a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases. Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura.
Quer deixar a massa da sua torta salgada mais homogênea? É só sovar bem a massa, fazendo movimentos circulares com as mãos de dentro para fora, até a massa ficar firme e desgrudar das mãos.
Uma boa dica para não desperdiçar massa crua é colocá-la novamente para assar no forno. No entanto, para não correr o risco de queimar a parte do bolo que já está no ponto certo, você deve cobrir a forma com papel alumínio e posicioná-la dentro de um recipiente maior com água (para assar em banho-maria).
Sendo assim, nunca espere o bolo esfriar no forno para tirá-lo, pois vai estragar a receita. Se você deixa no forno, mesmo que o fogo esteja desligado, ainda haverá calor residual, que faz com o bolo continue a ser assado.