O que se deve levar em conta na alfabetização de idosos
Como dar aula na escola bíblica dominical - 4 perguntas que todo professor deve responder
IDEIAS PARA MELHORIA DA EBD - PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES
O Manual da Escola Dominical diz: “A Escola Dominical não é uma parte da igreja; é a própria igreja ministrando ensino bíblico metódico.”...II. ATRAVÉS DE UM PLANO DE CRESCIMENTO
É aconselhável ter uma boa sala de jovens, com cores vivas, bem arrumada e de preferência com cadeiras confortáveis. Os jovens podem pintar ou montar a sala ao seu próprio estilo, contudo sem descaracterizar a igreja. O ambiente da sala deve proporcionar ao jovem uma identificação de sua faixa etária.
Inclua pais, outras pessoas que possa alcançar e líderes da igreja. Construir relacionamentos e amizades fora da(s) classe(s) é importante. 8) Conecte-se com as pessoas online – Use o Facebook para manter contato. Esse é um meio fácil e não ameaçador para acompanhar um ausente da Escola Dominical.
O superintendente de EBD, por conseguinte, é o obreiro encarregado de administrar, inspecionar, e dirigir o principal departamento da igreja. É a sua função básica manter a EBD funcionando perfeitamente para que esta venha a alcançar todos os seus objetivos. 3.
#4 Louvor e Danças. O louvor é uma forma diferente de ensinar. O louvor e danças auxiliam seus alunos à compreender o ensino. No entanto, para que isto possa dar certo, os louvores precisam fazer sentido com o que você quer transmitir aos seus alunos naquela aula.
Normalmente as aulas da EBD Infantil são narrações de histórias bíblicas, com começo, meio e fim. Estude bem a sua história, do começo ao fim....Em um papel, escreva:
Seja alegre e descontraído! Além de ter uma aula feliz, isso faz com que os alunos se envolvam mais com o professor. Faça perguntas a eles sobre o dia a dia deles nas aulas da EBD. Ex: Se a lição fala de amizade, procure saber deles como tem sido as amizades nas escolas, igreja, etc.
Características dos Juniores: 9 a 12 anos.
Em igrejas menores, esta faixa etária pode ser classificada como juniores ou até mesmo já são incluídos na turma dos adolescentes. As crianças com idade entre 12 e 14 anos possuem características bem específicas e, de certa forma, até fáceis de identificar, quando comparamos com crianças menores.
Para montar e ou organizar o Ministério Infantil de sua Igreja você precisa coordenar 3 seguimentos que são fundamentais para o trabalho com as crianças, bem como para a elaboração e execução de projetos dentro do Ministério Infantil, são eles: MONTAR A EQUIPE,TREINAR A EQUIPE E ORGANIZAR O AMBIENTE.
Neste caso, a melhor opção é definir uma faixa etária para começar. Por exemplo, o departamento infantil vai atender crianças de dois a cinco anos; ou, o departamento vai atender crianças de dez a doze anos. Conforme a igreja for crescendo, outras classes podem ser montadas, ampliando o atendimento.
Devemos ter a plena convicção de que o Ministério Infantil não será um fardo, mas sim uma bênção na vida da pessoa e também de sua família....#3. Seja Observador
O Ministério Infantil é o departamento da igreja responsável pelo ensino cristão voltado para as crianças que frequentam a igreja. Ele tem também a função de envolver a criança nas atividades da igreja e promover o compartilhamento e a vivência da vida cristã.
Abra espaço para compartilhar – não se preocupar apenas em desempenhar as tarefas, mas uns com os outros. Sempre dê ênfase à presença de Deus – iniciar cada encontro com uma oração. Desenvolver projetos de oração intercessória durante os encontros.
Inicie sua mensagem identificando um versículo bíblico que é o fio condutor da pregação e peça às crianças que acompanhem algum elemento chave da mensagem, repetindo, numerando, completando ou interagindo com o sermão. Isso ajudara na fixação do conteúdo proposto.
Hoje quero compartilhar com vocês um método para ser usado nessa linda tarefa de evangelizar crianças: a Ponte de Deus. Para usar esse método você precisa de algum tipo de ilustração que mostre a separação que existe em o Homem e Deus. A foto mostra uma vivência que fizemos com as crianças de um acampadentro na igreja.
A função do coordenador pedagógico deve ser entendida no processo das ações políticas desenvolvidas no âmbito da escola de educação infantil, respeitando as diretrizes da Política Educacional Nacional e a legislação em vigor, como elemento articulador, organizador, mediador e dinamizador do trabalho pedagógico.
O Ministério Infantil é o departamento da igreja responsável pelo ensino cristão voltado para as crianças que frequentam a igreja. Ele tem também a função de envolver a criança nas atividades da igreja e promover o compartilhamento e a vivência da vida cristã.