A tesoura é constituída por duas lâminas, articuladas numa charneira. As lâminas, que podem ou não ser muito afiadas, cortam o material em questão através da acção de forças mecânicas cisalhantes, aplicadas segundo um princípio de alavanca.
A tesoura é uma máquina simples composta por alavancas duplas, ou seja, em uma tesoura temos duas alavancas simples interfixas conectadas pelo mesmo ponto de apoio.
Para amolar com lima é muito fácil. Basta abrir a tesoura e passar a lima nela puxando de dentro do corte para fora e ir voltando. Repita por várias vezes e depois troque de lado.
As tesouras passaram a ter utilização doméstica a partir do século XVI, mas só em 1761, quando o inglês Robert Hinchliffe as começou a fabricar em Sheffield, empregando aço fundido, é que teve início a produção em série.
Pelo caminho (em 100 d.C.), os romanos inventavam uma tesoura cruzada, de bronze ou de ferro, com lâminas assimétricas a deslizar uma sobre a outra com ligação no eixo, permitindo cortar cabelo, tecidos, peles e o que mais um homem quisesse, desde que a afiasse frequentemente. Tesouras encontradas na Coreia e na China.
Leonardo da Vinci
Uma tesoura é capaz de cortar porque a área na qual a força é exercida é muito pequena, o que acarreta um grande pressão sobre o objeto. Por esse motivo, para manter uma tesoura com sua maior função que é a de “corte”, devemos mantê-la sempre bem afiada.
A tesoura dentada, também conhecida como desbaste, tira o volume dos cabelos - desejo principal de muitas mulheres com madeixas crespas e cacheadas - e faz um acabamento harmônico, sem deixar a aparência reta da fio laser.
Usar qualquer tesoura Não pode usar qualquer tesoura. As tesouras comuns, indicadas para cortar papel ou tecido, têm as lâminas mais separadas e isso pode resultar em um corte de cabelo torto.
Tesoura desbaste (dentada) “Em qualquer corte feminino, a tesoura dentada deve ser utilizada abaixo do meio do fio ou nas pontas. Por exemplo, é uma grande ilusão utilizar essa tesoura para retirar volume de cabelos ondulados ou cacheados na raiz.
Esse tipo de técnica consiste em cortar as pontas do cabelo para dentro – tanto no comprimento como na franja – utilizando as pontas da tesoura. O corte dá mais leveza ao cabelo e cria volume e balanço nas pontas.
Uma tesoura com fio navalha serve para criar diferentes efeitos no corte, que podem ser texturas, desfio, camadas, degradê e outros. Como o nome indica, ela tem navalhas na região das lâminas, e essas devem ser afiadas para que o efeito da tesoura seja melhor.
Sendo assim, a melhor maneira é começar do zero. Induza o pequeno a fazer movimentos de abrir e fechar a tesoura para que ele possa cortar o material. O próximo passo é observar seu progresso para que, logo depois, algumas linhas (mais largas) sejam traçadas no papel para que essa etapa seja treinada.
Veja 30 sites que oferecem atividades para educação infantil de graça