O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.
É comum vermos as marcas da ventosa, elas são visíveis e saem depois de uma semana de aplicação. Por isso a aplicação da ventosa é recorrente, ou seja, o terapeuta aplica a ventosa a cada semana até as marcas irem clareando.
No entanto, existem outras formas simples de eliminar este tipo de mancha roxa, que podem ser:
As versões manuais mais comuns dos tipos de ventosas para movimentação do vidro são a simples, com um ponto de sucção; a dupla, com dois pontos de sucção; e a tripla, com três pontos de sucção. Há ventosas com até 12 pontos de fixação.
Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, aliviando as tensões e as dores musculares e articulares. Em alguns casos, o uso da técnica também tem objetivos estéticos, como, por exemplo, o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.
Como funciona a auriculoterapia Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
Como é feita a auriculoterapia
No primeiro, foram inseridas agulhas em cinco pontos da região auricular: o ligado ao apetite, o do sistema endócrino, o do baço, o do estômago e um chamado shen-men. Todos eles atuam em órgãos e sistemas importantes do metabolismo. “O shen-men, por exemplo, está relacionado à melhora da compulsão alimentar.