O contrapiso é aplicado com uma mistura de 4 partes de areia para 1 de cimento. Nessa mistura, é necessário colocar pouca água para se obter os melhores resultados. A massa ficará semelhante a uma “farofa”.
A Massa Contrapiso Ceramfix é uma argamassa para execução de contrapisos ou camadas de regularização e nivelamento servindo como base para posterior aplicação de revestimentos. Por ser uma argamassa pronta para uso, proporciona maior agilidade na obra.
O contrapiso pode ser feito com cimento e areia (na proporção de 1:4) ou com argamassa industrializada. A argamassa industrializada de contrapiso já vem preparada para usar, basta apenas adicionar água, sendo assim, agilizando o seu trabalho.
No método tradicional, para nivelar o contrapiso é necessário misturar cimento e cola PVA para depois fazer a aplicação espatulada. Depois disso, ainda é necessário aguardar a longa secagem para aplicar uma segunda demão.
Se o terreno for extenso, distribua algumas estacas pelas diagonais e no centro, para facilitar o trabalho. O primeiro passo para nivelar um terreno é usar estacas de madeira nos cantos da sua extensão. Em seguida, é necessário preencher com água uma mangueira de nível.
1º Passo: deve-se abrir porosidade no substrato(piso)no caso cerâmico, um bom lixamento, ou se preferir não lixar, pode optar pela aplicação de um produto chamado BIANCO da Vedacit(resina plastificante), após algumas horas você já pode aplicar o nivela rápido, dessa forma ele não irá desplacar do piso.
Antes de aplicar a massa, no chão que será assentado o piso, o contrapiso precisa estar bem limpo, sem poeira, restos de madeiramento, tinta, e por aí vai. Essa limpeza da base garante que a argamassa, que vai por baixo do piso, fique bem fixada.
Como aplicar massa niveladora para piso? Para aplicar o contrapiso autonivelante, deve-se começar pelo preparo da superfície que receberá a argamassa. Ela precisa estar limpa, livre de resíduos e sujeiras, como óleo, graxa ou tinta.
Se forem as paredes estão desalinhadas, sugiro fazer a colocação do piso de forma que fiquem menos aparente os recortes. Ou então, uma outra forma de mascarar esse problema é aplicar RAD-resina de alto desempenho (Porcelanato líquido), que nesse caso fica um piso monolítico, sem emendas e recortes.
Para garantir que todas as paredes fiquem alinhadas e com os ângulos corretos, o montador ou pedreiro deve usar linhas, níveis, prumos e esquadros ou melhor ainda, se ele for profissional ele vai usar um nível a laser que faz tudo junto e muito mais preciso.
Usando móveis para disfarçar as falhas. Use um sofá ou uma poltrona para disfarçar marcas grandes e mais baixas da parede. Se a parede feia está dentro de um cômodo da casa, você pode usar móveis para disfarçá-la. Caso o problema esteja em um ponto mais baixo, é só arrastar um sofá ou uma poltrona ao local.
O uso de vidros, espelhos, e objetos colocados em ângulos diferentes pode ajudar a disfarçar o esquadro irregular da casa. Outro truque muito usado é o da distribuição de azulejos a partir do meio da parede, com o traçado de 2 linhas de 90º entre os lados da parede e cruzando essas linhas no meio.
Se sua parede está toda descascada, é legal também, e até mesmo deixar a parede somente no reboco grosso (primeira camada de revestimento da alvenaria) e somente pintar. Se quiser algo sofisticado na parede, coloque painéis de madeira ou papéis de parede que imitam madeira que possuem um ótimo preço.
Durante a construção, não se esqueça de pedir para ele verificar se sua parede está reta em três sentidos: vertical (checando o prumo), horizontal (verificando o nível), e ângulo no encontro de duas paredes (checando o esquadro), que geralmente deve ter 90 graus.
Principais métodos utilizados para consertar paredes
Como emassar parede: passo a passo
Essa preparação envolve o uso da lixa (para os casos onde a parede já foi pintada sem o nivelamento). Para os casos em que a parede está no reboco, coloque a massa na desempenadeira e espalhe o produto pela parede. Lembre-se de não fazer camadas muito grossas, cubra apenas os desníveis e nivele com a massa.
Você consegue eliminar pequenos buracos na parede passando massa corrida sobre eles. Depois de seco, basta lixar até deixar a parede lisa e pintar. O procedimento para eliminar pequenas rachaduras é o mesmo, mas antes é preciso ter certeza de que a trinca não coloca em risco a estrutura da construção.
Instruções
Basicamente, a remoção de argamassa de pisos e de paredes segue o mesmo princípio e pode ser realizado com máquinas elétricas, cinzel, martelo e espátula, além da lixadeira para remover argamassa e resinas restantes.
Durante a aplicação da argamassa na parede existem alguns passos que precisam ser observados como, por exemplo, forrar o local com um plástico ou jornais, dosar a quantidade de água para a massa da maneira indicada pelo fabricante e colocar o material seco sobre o líquido de maneira contínua registrando a hora de ...
Durante uma construção, caso você opte por rebocar parede com argamassa será necessário colocar as três camadas de revestimento na sua parede (chapisco, emboço e reboco). ... Rebocar a parede com argamassa além de amenizar a temperatura de ambientes internos, cria uma excelente acústica para o espaço.
Ao fazer a escolha de trabalhar com a argamassa, deve-se colocar três camadas de revestimento na parede: o chapisco, distribuído em contato direto com os tijolos ou blocos, o emboço, que tem a função de nivelar o chapisco, e o reboco, que impermeabiliza a superfície e melhora seu aspecto.
Dicas para emassar sua parede com rolo e rodo
Aplique a textura O primeiro passo é limpar a parede com um pano úmido, deixando-a previamente pronta com o fundo preparador ou o selador acrílico. Depois, aplique a massa corrida com a espátula e, em seguida, deixe toda a massa no mesmo nível, retirando os excessos.
Certifique-se que a parede esteja em perfeitas condições de aplicação da Argamassa Baritada. Coloque na caixa a Argamassa Baritada e a liga de agregação (esta liga encontra-se dentro do saco principal) misture bem, para uma perfeita homogeneização. Em seguida adicione água até o ponto de reboco convencional.
Agora passe massa corrida na parede, usando o rolo. Para a massa não endurecer, faça isso por partes: primeiro passe a massa e alise uma parte da parede, depois passe e alise a outra parte. Experimente usar um rolo de textura porque ele acumula um pouco mais de massa corrida do que um rolo de pintura normal.