O sistema prisional brasileiro divide-se em sistema penitenciai federal, administrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e os Sistemas Penitenciários Estaduais e do Distrito Federal, administrados pelo Poder Executivo dos Estados e Distrito Federal.
Os presos se encontram em condições desumanas e saem das prisões mais aperfeiçoados para o crime do que quando entraram. Esse fator gera insegurança na sociedade, e por isso, a relação entre a crise da segurança pública com o sistema carcerário brasileiro forma um ciclo no qual um influencia diretamente o outro.
adjetivo Relativo ao cárcere, ao lugar onde os prisioneiros cumprem suas penas: sistema carcerário brasileiro.
A declaração de cárcere, ou atestado de permanência carcerária, é uma declaração, emitida pelo diretor da unidade penal onde o custodiado encontra-se recolhido, que provará que o detento se encontra preso, naquele local e data.
SEJA AGENTE DE PASTORAL CARCERÁRIA. Se desejar se agente da Pastoral Carcerária procure o responsável de sua diocese para saber como ingressar. Acesse Pastoral Carcerária nos Estados e entre em contato com a coordenação estadual, ou preencha o formulário abaixo.
PERFIL DO AGENTE DE PASTORAL DA SAÚDE É uma pessoa que possui boa preparação teológica, conhecimento da doutrina cristã e da Bíblia para dar “razões de esperança”, quando for questionado. A Palavra de Deus o ajudará a reconfortar, a encontrar motivos de esperança e a dar sentido às situações humanas.
Estados Unidos e China, respectivamente com 2,1 milhões e 1,7 milhão, se configuram como os países que mais prendem, segundo o World Prison Brief, levantamento mundial sobre dados prisionais realizado pela ICPR (Institute for Crime & Justice Research) e pela Birkbeck University of London.