O tamarindo é uma fruta tropical caracterizada pelo seu sabor ácido e grande quantidade de calorias. Sua polpa é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais, sendo excelente para cuidar da saúde da visão e do coração.
7 benefícios do tamarindo
Características morfológicas: Árvore de até 30 m de altura, de copa de 12 m de diâmetro. tronco de até 2,38 m de diâmetro, de casca cinza-escuro, áspera e fissurada. folhas de coloração verde-clara, sem pelos, compostas por 10-18 pares de folíolos elípticos de 12-25 mm por 5-6 mm de largura, que se dobram à noite.
O momento em que a árvore do tamarindeiro alcança do método de propagação. Uma árvore propagada com enxertia virá a produzir em 3 a 4 anos, visto que as árvores propagadas por sementes podem demorar até 12 anos para começar a produzir.
África
Permanecerá em condições de uso por aproximadamente um ano, se armazenada com sal ou açúcar. Em casa, mantenha a polpa comprimida em um saco plástico ou em um vaso de argila fechado. Você pode também adquirir o tamarindo com casca ou descascar – dependendo da receita – para um uso mais imediato.
Faça cortes profundos na casca, dividindo-a em gomos. Puxe cada um para trás com o miolo. Se tornarem-se escuras ou se o açúcar cristalizou na casca, lave-as sob água quente e seque-as antes de servir. Para tirar o caroço, segure-a firme e puxe a semente presa ao cabo com uma faca.
Para começar, descasque cerca de 1 kg da fruta e, então, deixe de molho em uma bacia com água (você pode usar 1 litro de água ou o suficiente para cobrir bem todos os tamarindos). Deixe de molho de um dia para o outro e, depois, recorra ao liquidificador para soltar as sementes da polpa.
Dele pode ser utilizado a poupa, a madeira, as sementes, e as folhas, essas servem tanto para a produção de forragem animal, quanto para a obtenção de extratos medicinais e componentes industriais e condimentares (FERREIRA et al., 2008).
Pode ser utilizada para fazer molhos, sucos, geleias, doces e até bebida alcoólica, por meio da fermentação da polpa. A semente é obtida por meio do processamento da polpa e não possui um sabor muito agradável, por esse motivo ela é mais utilizada na indústria têxtil e de papel, como componente em alguns produtos.