Nesse reservatório-solo existem nutrientes para as plantas tais como cálcio (Ca), magnésio (Mg), potássio (K), e sódio (Na), conhecido também como soma de bases (SB). Além disso, existem nesse mesmo reservatório outros elementos que não são nutrientes para as plantas, como o hidrogênio (H), e o alumínio (Al).
V (%) = (SB x 100) / T Costuma-se dizer que o solo que apresentar a percentagem de saturação por bases (V%) maior que 50% é considerado um solo fértil. Solos com V menor que 50% seriam chamados de solos não férteis ou de baixa fertilidade. Os solos com V maior que 50% seriam chamados de "eutróficos" ou férteis.
A soma de bases trocáveis (SB) de um solo, argila ou húmus representa a soma dos teores de cátions permutáveis, exceto H+ e Al³+ (SB = Ca²+ + Mg²+ + K+).
A recomendação da necessidade de gessagem (NG) usual é aplicar 25% da quantidade recomendada de calcário. Por exemplo: com base nos dados da análise do solo foi recomendada a aplicação de 3 t/ha para ser incorporado na camada de 0-20 cm.
Aumentar a Saturação de Ca e Mg pela Calagem. Existe uma maneira muito prática de saber como aumentar os teores de Ca e Mg pela utilização do calcário. À partir do teor de saturação de Ca e Mg da CTC a pH 7, nós podemos aumentar os teores destes nutrientes no solo.
Assim solo com pH mais elevado permite maior disponibilidade e aproveitamento dos nutrientes essenciais à planta, sendo a faixa ideal entre 6 a 7 para a maioria das culturas agrícolas (Figura 4).
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.