Alguns professores trazem, ainda, a ideia de contextualizar por meio do conhecimento das relações entre o objeto de aprendizagem e o meio em que está inserido, ou seja, diferentemente da perspectiva do cotidiano do aluno, o foco, agora, é o cotidiano do objeto a ser conhecido.
É preciso vincular os conteúdos escolares a situações que façam sentido para o aluno, incorporando as vivências dele. Assim, ele é capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos.
Desse modo, o papel da contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é, além de contribuir para a compreensão de fenômenos e conhecimentos científicos, estabelecer relações desses aspectos com o contexto em que vive, com criticidade, com vistas a compreender esse contexto, superando o senso comum.
As atividades contextualizadas na semirrealidade, descrevem uma história inventada, ou adaptada, explorando situações inseridas em uma realidade construída a partir de elementos que podem ser, ou não, próximos a dia a dia do aluno.
Uma atividade contextualizada precisa ter ligação com a realidade, por exemplo, usar um texto sobre um caso real relacionado a resposta da atividade em questão.
- Atividade Contextualizada (AOL 6): é uma proposta que permite a mobilização de competências e conhecimentos técnicos adquiridos e desenvolvidos pelo alunado ao longo da trajetória da disciplina, explorando a elaboração de um construto textual estruturado, obedecendo uma linha de raciocínio clara e fundamentada.