Nos três primeiros meses, o medo e a insegurança quanto a saúde do bebê é o que mais afinge o psicológico das novas mamães. Nesse período, é comum exista um estado de ansiedade em grau mais elevado do que o normal. Com a rotina de exames e apoio da família esse momento tende a passar rápido.
O desenvolvimento pré-natal é dividido em três períodos, estabelecidos pela maioria dos embriologistas: período pré-embrionário, que vai da fecundação até a terceira semana de desenvolvimento, período embrionário, que vai da quarta semana à oitava semana, e o fetal, que vai do terceiro mês até o final da gestação.
O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É um período de intensa proliferação de células.
Com o estudo do desenvolvimento pré-natal, pode-se observar que durante a gestação, o indivíduo em desenvolvimento pode ser influenciado pelo seu ambiente pré-natal. Entre os fatores que podem afetar o desenvolvimento pré-natal estão a nutrição e o uso de drogas.
Vários fatores determinam o crescimento fetal, dentre estes são fundamentais: a oferta de nutrientes maternos e a transferência placentária de substratos, além do potencial de crescimento determinado pelo genoma.
RESUMO A restrição de crescimento intra-uterino ocorre quando o feto não atinge o tamanho esperado ou determinado pelo seu potencial genético, sendo identificada clinicamente quando o peso fetal está abaixo do percentil 10 para a idade gestacional. Essa definição é a mais utilizada na litera- tura.
No primeiro mês, o bebê pode chegar a ganhar 1kg. No mês seguinte, 800g. No 3º e 4º, 650g por mês. Se ele continuasse a ganhar 1kg mensalmente, em muito pouco tempo estaria obeso.
Após a 20ª semana de gestação, a medida em centímetros geralmente corresponde ao número de semanas de gestação. Logo uma medida abaixo do esperado pode indicar que o bebê não está crescendo como deveria. Outro método para verificar o crescimento fetal é a ultrassonografia.
Na primeira gestação, você vai demorar um pouco mais para sentir os chutes e mexidas do seu bebê. Por volta da semana 18 ou 20, pode perceber vibrações suaves em sua barriga. No início, sente as movimentações do bebê como ar ou gases, ou como uma sensação de bolhas estourando ou ondulações.