A espermatogênese ocorre nos testículos e se refere aos eventos em que as espermatogônias se transformam em espermatozóides. ... Após este período de maturação, as espermátides se diferenciam em espermatozóides, processo chamado de espermiogênese, ou período de diferenciação. A espermiogênese pode levar até 64 dias.
A espermiogénese ou espermiogênese é a etapa final da espermatogénese, responsável pela maturação dos espermatídeos em espermatozóides maturos, e dotados de motilidade. O espermatídeo é uma célula de formato mais ou menos circular, contendo um núcleo, complexo de Golgi, centríolo e mitocôndrias.
Fatores que afetam a espermatogênese - substâncias químicas, como os pesticidas, medicamentos , drogas, ftalatos (usados em plásticos) e dioxina (produto da combustão).
A espermatogênese é um processo altamente regulado por hormônios, como testosterona, hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH).
Testosterona: é secretada pelas células de Leydig, é essencial ao crescimento e a divisão das células germinativas na formação dos espermatozóides.
Resumidamente, os túbulos seminíferos serão responsáveis pela produção de células reprodutoras masculinas - os espermatozoides -, e as células intersticiais, pela produção de andrógeno testicular (testosterona e diidrostestosterona).
testículo
O músculo cremaster se insere no escroto e age suspendendo o testículo. Constitui-se de fibras musculares contínuas ao músculo oblíquo interno do abdômen. A função do músculo cremaster está relacionada com a manutenção da temperatura dos testículos.
A termorregulação testicular ocorre por meio de um processo que mantém a temperatura dos testículos dos animais, sendo que esta deve encontrar-se entre 4 a 7°C abaixo da temperatura orgânica para que a espermatogênese ocorra normalmente.
Escroto: O músculo cremaster, que é comandado pelos nervos simpáticos lombares e faz parte do cordão espermático, responde às mudanças na temperatura ambiental, controlando, desta maneira, a posição dos testículos em relação ao corpo em função da temperatura ambiente, fenômeno conhecido como reflexo cremastérico.