O tenentismo foi um movimento que ganhou força entre militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República Velha. No momento em que surgiu o levante dos militares, a inconformidade das classes médias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava.
Assim, conforme colocam as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, os tenentistas eram “liberais em temas sociais e autoritários em política”|1|. No campo econômico, defendiam a modernização e industrialização do país e o fim da política que priorizava o café na economia brasileira.
A segunda revolta do movimento tenentista ocorreu em 5 de julho de 1924, dois anos após o fracasso da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. ... A Revolta Paulista ficou conhecida como o maior bombardeio ocorrido na cidade de São Paulo, diversos prédios e casas foram destruídos, principalmente em áreas operárias.
O evento considerado o estopim para a revolta teve origem na disputa eleitoral de 1921 para o cargo de presidente da república. ... Isso resultou em discussões que culminaram com fechamento do Clube Militar e a prisão do Marechal Hermes da Fonseca, então seu presidente, no dia 2 de julho.
A Revolta dos 18 do Forte, foi liderada pelo tenente-coronel Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal Hermes da Fonseca, os quais reivindicavam o fim da República Velha e do sistema oligárquico (na época a política do café com leite, centralizada nas mãos dos cafeicultores e fazendeiros, cujos mineiros e paulistas ...
Objetivos principais - Queriam o fim da República Velha e do domínio das oligarquias no poder. - Os militares, principalmente de baixa patente, defendiam um sistema político democrático para o Brasil. - Sistema eleitoral justo, ou seja, sem fraudes (compra de votos, falsificações e uso da violência nas eleições).
Na Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, os tenentes entraram em confronto com as tropas do governo, tendo o forte sido alvo de artilharia pesada e bombardeios. No dia 5 de julho de 1922, dezessete tenentes e um civil que aderira à Revolta saíram do Forte e marcharam contra os militares.
Essa revolta era composta por 17 militares e 1 civil, tendo como suas principais reivindicações o fim da República Velha, o fim do sistema oligárquico (Política do Café-com-Leite), o fim do voto de cabresto e assim a entrada do voto secreto em seu lugar.
Os principais levantes foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 1922, a Revolta Paulista de 1924, a Comuna de Manaus, também em 1924, e a Coluna Prestes de 1924 a 1927, que se revoltou contra o governo de Artur Bernardes em Minas Gerais e reivindicava o voto secreto, a alfabetização para toda a população e o ...