Construção de Gráficos em Papel Milimetrado Cada par de valores (Ti ; Vi), onde i é o índice que indica a ordem da medida (i = 1,2,3,..., 9), deve ser representado por um ponto em um gráfico cartesiano do tipo y versus x, ou V versus T, pois o volume da esfera é dependente da temperatura.
– procedimento para tornar uma curva que não é uma reta em um reta. – É encontrar uma relação entre duas variáveis, que satisfaça a equação da reta, ou seja, determinar os coeficientes angular e linear da reta ( ).
Neste caso, escolha o Eixo X e em seguida selecione a opção “Formatar Eixo”, conforme apresentado na figura a seguir. Selecionando o eixo que terá a escala alterada. 2 – Na Caixa de Diálogos, “Formatar Eixo” mantenha-se nas “Opções do Eixo” e marque a opção “Escala Logarítmica”./span>
O gráfico da função exponencial é representado por uma curva, obtida por meio dos pares ordenados que relacionam os valores de x a de y = f(x). A função exponencial é aquela em que a variável é um expoente.
Propriedades das potências
A inversa da função logarítmica é a função exponencial. A função exponencial é definida como f(x) = ax, com a real positivo e diferente de 1. ... Desta maneira, conhecendo o gráfico da função logarítmica de mesma base, por simetria podemos construir o gráfico da função exponencial.
Como se determina a lei de formação da função inversa? Para encontrar a lei de formação da função inversa, precisamos inverter as incógnitas, ou seja, trocar x por y e y por x, e posteriormente isolar a incógnita y. Para isso, é importante que a função seja inversível, ou seja, bijetora.
Exemplo: log10(100) = 2. O inverso do logaritmo ou antilogaritmo, expresso em matemática, como antilogb(x) = N é a potência de uma base, normalmente, 10 e o número neperiano (e) elevado ao logaritmo (expoente).
A operação inversa da potenciação é a radiciação. Esta questão está relacionada com raiz quadrada. A raiz quadrada de um determinado número é um valor que, quando multiplicado por si próprio, possui como resultado o número inicial./span>