Normalmente, o sangue de origem arterial, possui grande pressão e é de tom vermelho vivo, por ser rico em oxigênio, portanto, é a forma mais grave de perda, necessitando de atendimento rápido. O sangue de origem venosa possui menor pressão e é de tom vermelho escuro, por ser pobre em oxigênio.
A hemorragia pode ser classificada como externa ou interna. Dizemos que a hemorragia é externa quando a lesão causa perda de sangue na superfície do corpo e é visível ao exame clínico. Na hemorragia interna, não podemos ver a saída do sangue, uma vez que a lesão envolve a parte interna do organismo.
As hemorragias podem ser classificadas inicialmente em arteriais e venosas, e, para fins de primeiros socorros, em interna e externa.
Elevação do membro. nível do tórax, normalmente usado em combinação com a compressão direta para controlar a hemorragia de uma extremidade.
A menstruação prolongada pode ser sinal de alguma DST, endometriose, mioma ou, até mesmo, possível gravidez. Por isso, é importante consultar um ginecologista para descobrir a causa e iniciar um tratamento, caso seja necessário.
Menstruação abundante A menstruação abundante, chamada cientificamente de menorragia, ocorre quando a mulher apresenta menstruação muito forte com sangramento mais intenso do que o normal, que pode ser causada por desequilíbrios nos níveis hormonais, principalmente progesterona e estrógeno.
É difícil parar a menstruação já no primeiro dia. Entretanto, ela pode ser acelerada para acabar mais rápido, com o ácido acetilsalicílico (aspirina), que evita a coagulação e acelera o sangramento. Canela, Artemísia e banhos quentes também são métodos caseiros que aceleram menstruação.
Durante o mês, o organismo feminino passa por diversas mudanças, resultando na menstruação ao fim desse período. Médicos costumam usar o exemplo do ciclo menstrual com 28 dias, mesmo que ele dure normalmente entre 25 e 30 dias. Além disso, ele é dividido em duas fases principais nomeadas de fase folicular e fase lútea.