Para iniciar a avaliação, o entrevistado entrará em contato com o material a partir da seguinte pergunta: “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que têm lhe ensinado e o que você tem aprendido.” A partir de então, o entrevistado deve falar o menos possível.
A EOCA é utilizada como ponto de partida em todo processo de investigação diagnóstica das dificuldades de aprendizagem. Este instrumento consiste em uma entrevista estruturada que põe em evidência o aprendizado e conta como reativos quaisquer material, dependendo da idade do educando e da queixa.
✔ Brinquedos de materiais estruturados: família de animais domésticos e selvagens, família terapêutica – família de bonecos; equipamentos de cozinha, telefone, casinha com quarto, cozinha, banheiro e sala; posto de gasolina; carrinhos; bola; armas de brinquedo; de enfermagem ou ferramentas; entre outros.
A EOCA -Entrevista operativa centrada na aprendizagem é uma sugestão de instrumento psicopedagógico para ser usado em qualquer ambiente de aprendizagem de atuação do psicopedagogo.
Introdução: O instrumento de Psicopedagogia utilizado foi a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). É um teste idealizado por Jorge Visca que avalia a aprendizagem.
EOCA – como interpretar....Durante a Eoca pode-se chegar as seguintes conclusões sobre o individuo:
Utilizado dentro do contexto do ensino-aprendizagem, o termo refere-se a uma forma de fazer pedidos aos educandos de modo a promover, além da realização de determinada tarefa, o aprendizado e a reflexão.
Determinar ou depositar certa quantia para um fim específico ou para o pagamento de dívidas e despesas: a prefeitura vai consignar o dinheiro das verbas; o dinheiro das verbas foi consignado para a saúde. Registrar; fazer o registro de alguma coisa por escrito: consignou o testemunho.
Crianças podem ficar ansiosas por uma variedade de motivos! Se a razão da ansiedade for resultante de um problema de aprendizagem, o profissional fará o encaminhamento para um psicopedagogo. As crianças expressam ansiedade de modo semelhante aos adultos.
Voltado a profissionais de educação e da saúde, como pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros segmentos, a especialização em Neuropsicopedagogia visa promover a capacitação plena dos profissionais sobre os principais conceitos da área.
O profissional de Neuropsicopedagogia tem como função estudar o funcionamento do cérebro, de forma a entender como ele aprende, seleciona, transforma, memoriza, elabora e processa as sensações captadas pelos elementos sensoriais ao seu redor. As principais áreas de atuação são as seguintes.
6 de dezembro de 2019