3) Para Domingos Paschoal Cegalla, autópsia é um "termo usado impropriamente em Medicina Legal , em vez de necropsia, que é a perícia feita em cadáver para apurar a causa do óbito (causa mortis)".
O IML emite laudo com a causa jurídica da morte e é um serviço ligado ao departamento da Polícia Científica e Secretaria de Estados de Segurança Pública. São perícias médico-legais realizados em cadáveres, partes de corpos e ossadas. O intuito é determinar o que levou aquele corpo à morte.
Pode ser subdividida em três tipos: a necropsia médico-legal ou forense, destinada a identificar o processo da morte em casos de violência ou duvidosos; a verificação de óbito, realizada em casos de morte não violenta de pessoas sem acompanhamento médico e a necropsia hospitalar, realizada por patologistas em pacientes ...
INTRODUÇÃO: A anatomia humana é um campo da morfologia que estuda a descrição macroscópica dos sistemas. ... O estudo das autópsias médico-legais é, então, engrandecedor para o aprimorando de monitores e, por sua vez, de aprendizes, que acessarão o conhecimento em anatomia de maneira mais tangível e atrativa.
As alterações cadavéricas podem ser classificadas como: Não transformativas – são alterações que não modificam o estado geral do cadáver. Imediatas ou constatação da morte clínica - insensibilidade, imobilidade, parada respiratória e cardíaca, arreflexia (ausência de reflexo).
livor mortis |lívòr mórtis| Coloração típica da parte inferior de um cadáver humano, com formação de manchas esbranquiçadas e de manchas escuras que correspondem às zonas de falta ou de acumulação de sangue.