Tendo grande interesse na movimentação dos corpos celestes, os maias desenvolveram um denso conhecimento astronômico. Observando o Sol e a Lua, conseguiram conceber um preciso calendário composto por meses de 29 dias, e um ano com 365 dias. ... A contagem do tempo entre os maias era realizada pelo uso de dois calendários.
Religião Inca - História Religião Inca. O deus criador, com características de deus cultural, é Viracocha, qualificado como Velho Homem dos Céus, Senhor e Mestre do mundo.
Junto a este par encarregado de fertilizar a terra, aparece o Inti, o deus do Sol, o doador da luz, aquele que deixou ler e estações climáticas, também cria ciclos agrícolas; Illapa, deus do raio, uma outra versão do deus de água de origem pan-andina; também chamado Libiac, qhoa, o felino alado que serviu a Huiracocha ...
Incas
Inti
Mama Sara Viracocha
Quais são os principais deuses maias?
- Hunab Kú: principal deus para os maias. ... Era filho de Hunab Kú (deus supremo da religião dos maias). - Kukulkán: deus do vento. - Kinich Ahau: deus do Sol.
A primeira informação de relevância sobre a religião maia é que eles acreditavam em mais de um deus, portanto, eram politeístas. Eles, assim como outros povos mesoamericanos, consideravam que os seus deuses habitavam em um local chamado Tamoanchan, um paraíso mitológico.
A base econômica dos maias era a agricultura, principalmente do milho, praticada com a ajuda da irrigação, utilizando técnicas rudimentares e itinerantes, o que contribuiu para a destruição de florestas tropicas nas regiões onde habitavam, desenvolveram também atividades cormeciais cuja classe dos comerciantes gozavam ...
A base da economia dos povos pré-colombianos era a agricultura. Para isso, no caso dos incas, desenvolveram um sofisticado sistema de irrigação e de cultivo por “andares” . ... Tanto os incas como os astecas também cobravam impostos dos povos que haviam conquistado.
Resposta. Os povos maias nunca desapareceram, nem na época do declínio no período clássico, nem com a chegada dos conquistadores espanhóis e a subsequente colonização espanhola das Américas. ... Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez.
Por intermédio dos estudos acerca das grandes civilizações passadas, pode-se desenvolver teorias e pesquisas mais profundas acerca do processo de formação das cidades, das comunidades e de demais elementos, como por exemplo, compreender aspectos políticos e sociais em geral.
A partir da morte de Atahualpa, a guerra civil entre seus defensores e os de Huáscar intensificou-se. Os espanhóis, então, aproveitaram-se disso, o que levou ao enfraquecimento do Império Inca.