Características do teocentrismo Poder total e absoluto exercido pela religião. Deus considerado como centro do universo, criador e responsável por todas as coisas existentes. Negação dos pensamentos científicos e da filosofia racional.
No renascimento os pensadores pregavam uma maior autonomia humana referente aos desígnios da igreja. O humanismo foi um movimento mais ligado ao intelectual. ... Os humanistas eram responsáveis pelas traduções e divulgação de textos dos antigos pensadores. Eles não concordavam como pensamento ligado a religião e a igreja.
Petrarca
Os pensadores humanistas defendiam a valorização da figura do homem e da sua participação ativa na natureza e na civilização, contrapondo-se à visão baseada na fé e nos dogmas cristãos, que colocavam Deus como a figura central do Universo e a religião no centro da vida cotidiana.
Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.
O Humanismo foi um movimento literário artístico e intelectual que surgiu na Itália no final da Idade Média (século XIV) e alcançou plena maturidade no Renascimento. O foco dos humanistas era o ser humano, o que os afastava do teocentrismo medieval.
Resposta: Humanismo foi uma corrente de pensamento que tinha como características o antropocentrismo, a racionalidade e o cientificismo. Este movimento cultural e filosófico firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.
É neste contexto cultural que a visão antropocêntrica se instala e influencia todo campo cultural: literatura, música, escultura, artes plásticas. Na Literatura, os autores italianos que maior influência exerceram foram: Dante Alighieri (Divina Comédia), Petrarca (Cancioneiro) e Bocaccio (Decameron).