Os grupos de cordados Cephalochordata, Urochordata e Vertebrata são os três subfilos que compõem filo Chordata. Urochordata e Cephalochordata incluem organismos invertebrados marinhos e relativamente simples quando comparados com os vertebrados.
Características e Classificação dos Cordados
Há duas subclasses nesse grupo, os elasmobrânquios e os holocéfalos. Os elasmobrânquios são os tubarões e as raias e os holocéfalos são as quimeras. Além do esqueleto cartilaginoso, os animais desses grupos também apresentam clásper, órgão reprodutor masculino.
Os peixes ósseos e cartilaginosos diferenciam-se dos ágnatos por possuírem mandíbula, recebendo o nome de gnatostomados graças a essa característica. ... Nos peixes ósseos, as escamas possuem origem dérmica, enquanto, nos cartilaginosos, possuem origem dermo epidérmica. Já os agnatos são animais sem escamas.
Os Euchordata dividem-se em dois grupos: Agnatha (sem mandíbulas) e Gnathostomata (com maxilas e mandíbulas na região bucal, além da presença de nadadeiras pares). ... Apresentavam como principal característica a ausência de mandíbulas e maxilas e a ausência de nadadeiras pares.
a) O grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que provavelmente antecedeu os peixes é chamado de ciclostomados ou ágnatas. Exemplos de peixes pertencentes a esse grupo são feiticeiras e lampréias.
Os agnatos (Agnatha) são classificados como vertebrados, embora não possuam vértebras completamente formadas nem maxilas, apresentando boca circular sugadora. Estes indivíduos, conhecidos também por ciclostomados (Cyclostomata), são representados pelas lampreias e feiticeiras.
Os ciclóstomos “não são peixes”, pois não têm mandíbula (agnatos), escamas, nem nadadeiras pares.
Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores. Eles são divididos em cinco grupos: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.
Animais vertebrados
Aracnídeos; Diplópodes; Insetos; E por fim, os quilópodes.
Os artrópodes mais conhecidos são os insetos (formigas, cigarras, borboletas), mas esse filo também é composto pelos crustáceos (caranguejos, siris, camarões), aracnídeos (aranhas, escorpiões), quilópodes (lacraias) e diplópodes (piolho-de-cobra).
Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.
Artrópodo (ou artrópode) vem do grego arthrós, articulação + pous, podós, pé. Etimologicamente, portanto, significa "pés articulados".
Os artrópodes são animais invertebrados muito diversificados e que podem ser encontrados em todas as regiões do planeta. Os artrópodes formam um grupo extremamente diversificado, com mais de um milhão de espécies descritas e catalogadas em todo o mundo.