Usa-se uma solução de um reagente (padrão secundário) com concentração aproximada da desejada para titular uma massa conhecida de um padrão primário. Quando não há disponível um padrão primário. ... Após a padronização a solução preparada com o padrão secundário é denominada SOLUÇÂO PADRÃO.
São consideradas substâncias padrão primário somente aquelas que satisfazem os seguintes requisitos: As substâncias devem ser de fácil obtenção, purificação, dessecação e conservação. ... A substância deve possuir elevado Kps, de modo a formar uma solução perfeita. A substância deve possuir elevado peso molecular.
A substância deve possuir elevado peso molecular. A substância deve ser sólida. O NaOH é higroscópico, ou seja, absorve umidade, dessa forma é difícil saber realmente quanto de água que está presente neste sólido. O HCl não é padrão primário porque é volátil, logo sua concentração pode variar.
- Na padronização da solução de ácido clorídrico podemos fazer uso de uma massa conhecida da substância padrão primário básico (carbonato de sódio, por exemplo), de uma alíquota conhecida da solução desse mesmo constituinte ou utilizar a solução de hidróxido de sódio recém-padronizada (padrão secundário).
HCl – 1,0M : Diluir 84ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro. HCl – 0,1M: Diluir 8,4ml de HCl concentrado em água e completar à 1 litro.
Pesar 10 g de cloreto de sódio. Acicione a massa pesada para um cilindro graduado ou balão volumétrico contendo cerca de 80 ml de água. Uma vez que o cloreto de sódio se tenha dissolvido completamente (agite o balão suavemente, se necessário), adicione água para aumentar o volume até os 100 ml finais.
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras.
A preparação de uma solução a partir de um sólido qualquer consiste na dissolução de determinada massa (previamente calculada) do sólido, em determinado volume de um solvente apropriado. No caso de compostos inorgânicos, o solvente utilizado é quase sempre a água.
SOLUÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO (H2SO4) 0,1 N Preparo da solução padrão: Transferir 3,0 mL de ácido sulfúrico p.a. para balão volumétrico de 1000 mL contendo cerca de 500 mL de água. Esfriar e completar o volume.
A massa da solução pode ser obtida somando-se a massa do soluto com a massa do solvente (m = m1 + m2). O título é adimensional, isto é, um número puro e sem unidades.
Podemos afirmar que são necessários 320 gramas de H2O a fim de preparar uma solução a 20% em peso, usando 80g de soluto.
O fator da diluição é o volume final dividido pelo volume da alíquota. Nesse caso o volume final é 3mL e o da alíquota (sangue) é 0,15mL, então: Outro caso bem conhecido é o da solução salina que é NaCl a 0,9%.