Dentre as fontes de sofrimento que ameaçam o ser humano, Freud (1996a) destaca três: o poder devastador e implacável das forças da natureza, a ameaça de deterioração e decadência que vem de nosso próprio corpo, e o sofrimento advindo das relações entre os humanos.
Essa é a diferença essencial entre dor e sofrimento: a dor pode vir de fora ou de dentro, mas ela aparece, machuca e vai embora. O sofrimento não. A gente consegue criar sofrimento e segurar ele por quanto tempo der vontade.
Quando você pensar em algo ou alguém que lhe causou dor, traga-se de volta ao presente. Então, concentre-se nas coisas pelas quais você é grato. Concentre-se no seu trabalho, por exemplo. Recupere o prazer de concluir suas tarefas, lembre da trajetória que trilhou para chegar onde está.
Significado de Dor substantivo feminino Sensação corporal penosa, classificada pelo seu tipo, intensidade, caráter e ocorrência: dor de barriga; dor difusa. ... [Figurado] Expressão de um sofrimento, de uma tristeza física ou moral: música repleta de dor. Etimologia (origem da palavra dor).
Para Schopenhauer, somente o sofrimento é positivo, pois se faz sentir com facilidade, enquanto que aquilo ao qual chamamos felicidade é negativo, pois é a mera interrupção momentânea da dor ou tédio, sendo estes últimos a condição inerente à existência. ...
Para o filósofo alemão, ela paira acima de todas as artes. Isto porque trata-se da manifestação máxima da Vontade no campo artístico. A música não lida com imagens, portanto não exprime ideias, ela é o próprio movimento da Vontade. Estamos próximo da coisa em si, a música é a cópia da Vontade mesma!
A obra de arte permite a contemplação da Ideia do belo em si, sendo interrompida a noção de tempo e espaço. Essa contemplação para Schopenhauer significa, pois, a negação da Vontade. Logo, destituído dos desejos insatisfeitos, o que torna o sujeito infeliz, o novo sujeito da contemplação estética é agora feliz.
Além de ser o filósofo da representação, Schopenhauer é conhecido como o filósofo da vontade. ... No homem, a Vontade é o fundamento do querer viver, do sentimento de posse, do dominar, do afirmar-se: “A vida humana, pois, passa-se toda em querer e em adquirir”.
O filósofo inicia sua grande obra, O mundo como vontade e representação, com uma afirmação que adota como verdadeira: “o mundo é minha representação”. Embora essa verdade valha para qualquer ser, só o ser humano pode tornar-se consciente dela.
- De acordo com Schopenhauer, a vida humana é como um pêndulo que oscila, sem parar, entre a dor e o tédio. O prazer está presente em poucos momentos da vida. - O fenômeno é como uma representação subjetiva da realidade. - Vida estética como meio de libertação do egoísmo, através da arte ou do nirvana.
De acordo com a filosofia de Schopenhauer, a vontade se manifesta no ser humano a partir: de seu querer consciente do mundo. de seu desejo de reprodução e seu instinto de sobrevivência. de sua consciência imanente de si mesmo e do mundo.
Arthur Schopenhauer, conhecido como um filósofo pessimista e sombrio, pode ser considerado um dos pensadores mais influentes no Ocidente até atualmente. Conforme o autor, a solidão e a capacidade de bastar a si mesmo são uma das qualidades mais valiosas para a felicidade de um indivíduo.
Qual a causa da infelicidade humana, de acordo com a filosofia de Schopenhauer? ... Cada satisfação leva a outro desejo, de modo que o homem nunca será pleno, levando-o à infelicidade.