Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...
Por ser constituída de tipos diferentes de células endócrinas, a hipófise é dividida em duas partes: a adenoipófise (ou lobo anterior da hipófise) e neuroipófise (lobo posterior da hipófise). A adenoipófise sintetiza e secreta hormônios.
São hormônios secretados pela hipófise:
A hipófise anterior, também conhecida como adeno-hipófise, secreta seis hormônios peptídeos importantes, são eles:
Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem a função de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...
A hipófise, uma glândula do tamanho de uma ervilha localizada na base do cérebro, produz diversos hormônios. Cada um destes hormônios afeta uma parte específica do corpo (órgão-alvo ou tecido-alvo).
Tirapelli explica que “a fossa hipofisária, ou sela turca, do esfenoide é uma depressão localizada na base central ou parte interna do crânio, o chamado corpo do osso esfenoide. Essa depressão abriga e protege a principal glândula endócrina, a hipófise.
O excesso desse hormônio dá origem a uma doença conhecida como Cushing, em que ocorre ganho de peso, alteração menstrual e estrias vermelhas e grossas em abdômen, penas e braços. Além disso, a doença causa hipertensão arterial e diabetes, que contribuem decisivamente para uma piora da saúde em geral.
Deficiência do hormônio do crescimento ocorre quando a hipófise não produz uma quantidade suficiente de hormônio do crescimento. Deficiência do hormônio do crescimento é a deficiência mais comum de hormônios hipofisários e é acompanhada por crescimento total insuficiente e baixa estatura.
Foto: Divulgação Nutrição rica em proteínas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e diminuir a ingestão de açúcar, favorecem o crescimento. O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio e desempenha um importante papel no corpo humano.
Os nutrientes e alimentos importantes para regular a tireoide naturalmente, sendo útil tanto em caso de hipotireoidismo, como em caso de hipertireoidismo, são:
Remédios caseiros para hipotireoidismo
É a inflamação da tireoide, que pode acontecer por diversas causas que incluem infecções virais, autoimunidade, ou intoxicações por certos remédios. Os principais sintomas são: dor na tireoide, dificuldade para engolir, febre ou calafrios. É o aumento do tamanho da tireoide.
O suco de laranja é rico em vitamina C, que é essencial para muitos processos do nosso corpo. O limão é extremamente terapêutico e alcaliniza o sangue, além de ajudar a desintoxicar o organismo. O óleo de coco é excelente para a tireoide, especificamente para o hipotireoidismo.
Remédios caseiros para Hipertireoidismo. Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide.
Os tratamentos disponíveis incluem
Medicamentos como a levotiroxina, propiltiouracil ou metimazol, são usados no tratamento de desordens da tireoide, pois ajudam a regular o funcionamento desta glândula.
7 sintomas de problemas na tireoide
Hoje em dia, com os atuais tratamentos, dificilmente a glândula tireoide cresce o suficiente para formar um bócio grande, que chegue a obstruir estruturas do pescoço, levando a sintomas como falta de ar, tosse, rouquidão ou dificuldade para engolir.
Almeida conta que quando a tireoide não funciona de maneira correta pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso no caso do hipertireoidismo. Além desses, também podem aparecer nódulos e tumores na glândula.
A falta de atividade física, má qualidade de sono, excesso de álcool e drogas, todos estes hábitos ruins impactam no funcionamento do corpo todo por consequência da tireoide também.