O calculo do índice é feito dividindo- se o número de superfícies contendo placa pelo número total de superfícies examinadas.
É muito simples de usar:
O cotonete deve ser esfregado na superfície dentária, até que ela mude de cor. A solução reveladora é aplicada da mesma forma que o enxaguante bucal. Coloque-o na boca, faça bochecho por 30 segundos e depois cuspa. Por fim, os evidenciadores em forma de fio dental são aplicados da mesma forma que o fio tradicional.
A escovação com dentifrício fluoretado é importante para a prevenção da cárie dentária (pela presença de fluoreto, sendo sua eficácia dose-resposta) e para a prevenção de doenças periodontais (pela remoção da placa).
As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.
As principais causas da cárie são os alimentos açucarados e pegajosos, juntamente com a má higiene bucal. É importante entender as causas para que sejam utilizados os métodos apropriados para cuidar dos dentes e da saúde.
“Nesse caso, é necessária urgência no tratamento, com a remoção de todo tecido pulpar e a restauração do canal por materiais obturadores”, ressalta. Outras possíveis soluções para o problema da cárie radicular é o pino dentário, a prótese dentária fixa e a cirurgia plástica gengival.
“Ao observar uma pequena lesão branca e porosa, pode-se realizar um tratamento que consiste na orientação exata da higiene oral ao paciente combinada ao uso do gel fluoretado com flúor para o controle da placa bacteriana”, afirma.
- recorrente: como seu nome já indica, é o tipo que aparece novamente no mesmo lugar. Ocorre em locais com grande acúmulo de placa bacteriana, como por exemplo em volta das áreas de restaurações e coroas existentes. “Nada é melhor do que nossa estrutura dentária hígida e saudável”, completa Daniel.