que é a equação da elipse de eixo maior horizontal e centro na origem (0,0). ... 2) como a excentricidade e da elipse é dada por e = c/a , no caso extremo de termos b = a, a curva não será uma elipse e sim, uma circunferência, de excentricidade nula, uma vez que sendo b = a resulta c = 0 e, portanto e = c/a = 0/a = 0.
O centro da elipse é representado pelo ponto O. Já os pontos F1 e F2 representam os focos de elipse. Os pontos A1 e A2 são extremidades do eixo horizontal da elipse, e os pontos B1 e B2 são extremidades do seu eixo vertical. A distância entre B1 e B2 é igual a 2b (comprimento da elipse no eixo menor).
Como obter a equação reduzida da elipse: Para o estudo que vamos fazer consideremos que a elipse tem os focos sobre o eixo dos xx e é centrada na origem, ou seja, no ponto (0,0) ....
Acabamos de encontrar as assíntotas para uma hipérbole centrada na origem. Uma hipérboles com o centro em (h,k) tem uma equação na forma (x - h)2/a2 - (y - k)2/b2 = 1 ou na forma (y - k)2/b2 - (x - h)2/a2 = 1.
Definição: Sejam F1 e F2 dois pontos do plano e seja 2c a distância entre eles, hipérbole é o conjunto dos pontos do plano cuja diferença (em módulo) das distâncias à F1 e F2 é a constante 2a (0 < 2a < 2c). ... 1º caso: Hipérbole com focos sobre o eixo x.
A hipérbole é uma figura de linguagem muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente.