cholerae tem mecanismos para percepção de mudanças nas condições ambientais e responde por meio da ativação de uma série de genes cujos produtos são essenciais para a colonização e o estabelecimento da doença no hospedeiro, incluindo os genes que codificam a toxina da cólera e a toxina correguladora pili, entre outros.
Apresentam-se relutantes em andar, prostração, penas arrepiadas, inapetentes, sonolência, febre, descarga mucosa pela cavidade oral e taquipnéia. Um quadro diarréico também está presente. Inicialmente é demonstrada de maneira profusa, aquosa, de cor esbranquiçada, às vezes com caráter de muco ou sanguinolentas.
A cólera é causada por uma infecção no intestino provocada pela bactéria vibrio cholerae. A bactéria faz com que as células que revestem o intestino produzam uma grande quantidade de fluidos que causam diarreia e vômitos.
Estima-se que a cólera afete 3–5 milhões de pessoas em todo o mundo e tenha sido a causa de 000 mortes em 2010. Embora atualmente seja considerada uma pandemia, a doença é rara em países desenvolvidos.
Apesar de sua introdução pela Região Norte, foi no nordeste que a cólera se difundiu com toda a intensidade, concentrando 155.
A Grande Gripe foi a pandemia mais mortal da história: foram 50 milhões de óbitos entre 1918 e 1920 — 35 mil só no nosso país.
1846 – 1860
Mais de 15.
1846
Era a cólera e ninguém sabia como evitá-la, até que um médico inglês, John Snow, começou a investigar o surto de 1854.
O termo varíola (do latim varius = mancha ou varus = pústula), foi utilizado pela primeira vez, em 452, pelo bispo Marius de Avenches. smallpox (pústula pequena) só passou a ser utilizado no século XV, quando a sífilis foi descrita como uma nova doença exantemática e denominada greatpox (pústula grande).
1918 – 1920
8 de maio de 2020 – Em 8 de maio de 1980, a 33ª Assembleia Mundial da Saúde declarou oficialmente: "O mundo e todos os seus povos estão livres da varíola". A declaração marcou o fim de uma doença que atormentou a humanidade por pelo menos 3 mil anos, matando 300 milhões de pessoas somente no século XX.
No mundo, estima-se que a doença tenha matado mais de 50 milhões de pessoas. No Brasil, os números mais confiáveis da época vêm do Rio de Janeiro, a então capital da República, onde foram contabilizados cerca de 15 mil óbitos entre os meses de setembro e novembro de 1918.
Onde a peste negra surgiu? A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa.
584 pessoas
O temor da invasão pela peste, no Brasil, confirmou- se quando, em outubro de 1899, a peste bubônica chegou ao porto de Santos. O segundo porto em importância no país, na cidade paulista de Santos, foi a porta de entrada da epidemia de peste, que assolou várias cidades brasileiras, no início do século XX.