O estelionatário realiza a compra dos bens e faz o depósito em um envelope sem o dinheiro. Ao apresentar o comprovante de pagamento, a vítima entrega a mercadoria, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe.
O estelionato é um crime contra o patrimônio, no qual uma pessoa obtém para si ou alguém uma vantagem ilícita. Além de causar prejuízos à vítima. Ademais, você consegue a vantagem através da indução ao erro, ou seja, utilizando de artifícios para enganar a vítima.
COMO UTILIZAR – As vítimas devem acessar o Portal da PCPR no endereço policiacivil.pr.gov.br/BO. Na página há orientações sobre cada tipo de ocorrência que pode ser registrada. O registro pode ser feito por qualquer computador com acesso à internet.
Caso seu WhatsApp já tenha sido hackeado e clonado, desative sua conta enviando um e-mail para o suporte do aplicativo ([email protected]whatsapp.com).
Ao detectar alguma conta suspeita, ainda é possível proceder com uma denúncia no campo “dados do contato”, selecionando a opção “denunciar contato”. Feito isso, a empresa poderá averiguar se aquela conta apresenta atividades que não condizem com os termos de uso da ferramenta.