Dicas sobre como avaliar remotamente seus alunos durante a quarentena
A avaliação por meio de portfólio coordena, orienta e Page 2 639 delimita a aprendizagem e o desenvolvimento. A criança por sua vez, participa da construção do seu processo avaliativo, tornando o professor um mediador, para que ela possa exercer sua autonomia.
A avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa. Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente.
É preciso que o professor sensibilize seus alunos sobre as vantagens que podem advir do uso do portfólio. Através do diálogo, deve demonstrar valorização de seus trabalhos, envolvendo colegas de outras disciplinas, de outras salas. Pode promover encontros e debates.
Como o Ideb é calculado O Ideb é calculado a partir do cruzamento da taxa de aprovação com o desempenho escolar dos estudantes. Exemplos: - Numa escola cuja taxa de aprovação seja 0,9 e o desempenho escolar, 6, o Ideb será 5,4, na escala de 0 a 10. Como calcular: 0,9 x 6 = 5,4.
obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes submetidos a determinada edição do exame realizado ao final da etapa educacional considerada (Prova Brasil ou Saeb). A proficiência média é padronizada para estar entre zero e dez, de modo que 10 0 ≤ ≤ IDEB .
Desta forma, as taxas de rendimento escolar são calculadas como se segue: Taxa de Aprovação = [APR / (APR + REP + ABA)] x 100; Taxa de Reprovação = [REP / (APR + REP + ABA)] x 100; Taxa de Abandono = [ABA / (APR + REP + ABA)] x 100; Onde, Taxa de Aprovação + Taxa de Reprovação + Taxa de Abandono = 100.