Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.
O cotidiano dos trabalhadores de Brasília era duro. Os operários trabalhavam das 6 horas da manhã até o meio-dia, faziam um intervalo de uma hora e depois encaravam novo turno até as 18 horas. ... O salário era pago por horas trabalhadas, e, para aumentar seus rendimentos, muitos faziam serão.
Durante a edificação da cidade a palavra mudou de conotação; passou de depreciativa a enaltecedora. Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.
Resposta. Quando a cidade ficou pronta, os trabalhadores acabaram permanecendo nas cidades vizinhas. As cidades satélites se formaram durante o período da construção, mas existem até hoje. Elas ainda sofrem de alguns problemas que permaneceram, como a falta de bons transportes e infraestrutura.
Eles vieram de várias partes do Brasil, em especial do Nordeste, chamados de candango. Após o fim da construção eles passaram a morar ao redor de Brasília, nas cidades satélites.
"Candango" era uma forma um tanto quanto preconceituosa de chamar os diversos imigrantes (vindos majoritariamente das regiões Norte e Nordeste) que foram para a então inóspita região de Brasília para construir do zero a cidade que viria a ser a Capital Federal.
Um dos episódios mais controversos sobre a construção de Brasília envolve o relato de um massacre de operários. O fato teria ocorrido no domingo de carnaval de 1959. De acordo com a versão oficial, houve apenas uma morte. Mas, segundo alguns trabalhadores, o número de mortos varia entre nove e mais de 100 pessoas.
Cerca de 80 mil pessoas foram para o cerrado brasileiro trabalhar na construção de Brasília. Na praça dos Três Poderes está o símbolo daqueles que construíram e foram os primeiros habitantes de Brasília: a escultura Os Guerreiros, mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi.
Candangos ou pioneiros, quem fundou e povoou Brasília veio de diferentes estados e até países. Na reportagem de amanhã vamos falar mais sobre de onde vieram os primeiros moradores da capital. ** Essa é mais uma reportagem do especial Brasília 60 Anos, que vai ao ar na Rádio Nacional e parceiras.
Prefeito