Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Crase é a fusão de duas vogais iguais, é a contração de dois “aa”. Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à). Para haver crase, é necessário que existam dois “aa”.
12 Não ocorre crase em expressões em que usamos palavras repetidas: face a face, cara a cara. Agora é ficar atento e evitar erros básicos como os dois exemplos seguintes. Os substantivos “jato” e “leilão” são masculinos e, antes de palavra masculina o acento grave é proibido.
Não se usa crase se antes das horas há a preposição "após". g) Não haverá transporte das 9h às 10h. Na indicação de horário, sempre usamos crase. As exceções são apenas para os casos em que as preposições "após, desde, entre, para" antecede as horas.
Gramática. Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora: Antes de locuções indicativas de horas, empregue o acento grave. Observe: Às três horas começaremos a estudar. ... Mas quando as horas estiverem antecedidas das preposições para, desde e até, naturalmente o artigo não receberá o acento indicador de crase.
Sim, devemos colocar o acento indicativo de crase diante das horas. Primeiro, porque devemos usar o artigo antes do número de horas. Segundo, porque, neste caso, o artigo vem sempre depois de uma preposição: a + as 18 horas => às 18 horas: As aulas começam precisamente [às] 7 horas.
A madrugada se estende da 0h às 4h; a manhã, das 5h às 12h; a tarde, das 12h às 18h; a noite, das 19h às 24h. E 18h30 é tarde ou noite? Se a noite começa às 19h, 18h30 é tarde. 24 horas é o fim de um dia; 0h, o começo de outro.
A madrugada vai da zero hora às 6h. A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).
Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h. No entanto, a noite é definida pelo momento do dia em que o Sol se põe, como diz o Aurélio: “Espaço de tempo em que o Sol está abaixo do horizonte”.
Até o meio-dia, ou um tanto depois (por desatenção à hora), usa-se "Bom dia". Daí até as seis da tarde (ou até o anoitecer, por conta do horário de verão), usa-se "Boa tarde"; daí por diante, "Boa noite".
Nesse sentido, o período compreendido entre a 0h até às 6h faz referência à madrugada; das 6h às 12h, temos a manhã; das 12h às 18h, a tarde; e das 18h às 24h, a noite.
Também é natural que a hora do diabo seja considerada em alta madrugada como as 3 horas da manhã pois é o momento em que as pessoas estão em sono profundo, no ciclo de sono-vigília de um adulto normal.
10 coisas para fazer sábado à noite em casa e não morrer de tédio
10 coisas para fazer sozinha em casa no sábado à noite
Se a vida é uma só, não se esqueça de aproveitar ao máximo suas amizades!.
Tirar fotos, colecionar algo, zerar jogos, ouvir músicas antigas… 12) Faça listas aleatórias, como sonhos, crushes, músicas favoritas, filmes para assistir… 13) Uma forma superdivertida de acabar com o tédio é responder uma lista de perguntas X sobre você.
Diversão e criatividade