1 gemido, lamentação. 2 cobiça, ânsia, sede. 3 sussurro, murmúrio, cicio. 4 arfada, arfadura, aspiração, inspiração, lamento, respiradouro, sobressalto.
1 Respiração forte e mais ou menos prolongada, que chega a ser ruidosa, com a qual se pode expressar alívio, melancolia, dor física ou moral etc. 2 fig Anseio ardente. 3 Lamento queixoso.
Dizem que um suspiro é o ar que resta quando sentimos falta daquela pessoa. É uma prática diária que parece nos permitir desabafar a dor do sofrimento, como quem deixa escapar o peso da alma tentando encontrar um alívio, um consolo fugaz quando a dor se torna muito grande. Contudo…
Melhora do funcionamento dos intestinos e digestão Quando respiramos profundamente, há a movimentação do diafragma, uma camada muscular que separa o tórax do abdômen. Essa movimentação faz uma espécie de “massagem” nos intestinos, o que auxilia os movimentos peristálticos e, consequentemente, melhora a digestão.
Se o cérebro, músculos ou outros órgãos corporais não recebem oxigênio suficiente, uma sensação de falta de ar pode ocorrer. Doença pulmonar pode causar falta de ar. Às vezes, tensão emocional, como ansiedade, pode levar à dificuldade de respirar.
Aprender a praticar a respiração profunda Assim como afirmamos no início, as pessoas respiram em média entre 16 e 17 vezes por minuto. O nosso objetivo com a respiração profunda é respirar 10 vezes em um minuto.
A função principal da respiração é suprir nosso corpo de oxigênio, executando trocas gasosas entre nosso organismo e o meio, removendo o produto gasoso (dióxido de carbono) do metabolismo celular. A troca gasosa é realizada pelos alvéolos, nos pulmões, e o ambiente.
Para conseguir se acalmar, essa técnica propõe que você inspire e segure a respiração por sete segundos. Em primeiro lugar, expire até o seu limite. Depois, inspire contando até quatro e segure a respiração por mais três segundos. Expire novamente enquanto conta até sete e repita esse ciclo por três vezes.