Para tratar o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é indicada a terapia cognitivo-comportamental associada ao uso de medicamentos, além de conversas com familiares. A terapia irá ensinar o paciente a se posicionar e a controlar a ansiedade e a agressividade.
Ataques de raiva sem controle, excesso de raiva e fúria repentina podem ser sinais da Síndrome de Hulk, um transtorno psicológico em que há um descontrole da raiva, podendo ser acompanhado de agressões verbais e físicas que podem prejudicar a própria pessoa ou outras pessoas próximas.
Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo
O descontrole da agressividade é um sintoma recorrente em vários transtornos e pode ser resultado de outras condições, como efeitos fisiológicos por uso de substâncias (ex.: álcool, drogas, medicamentos) ou efeitos adversos de doenças (ex.: trauma craniano, doença de Alzheimer, estresse, etc.).
Se este é seu caso, segue um guia prático com 5 passos para lidar com alguém que chora.
Dicas para controlar o choro no trabalho
Então, o que fazer quando os pequenos começam a chorar?
É um reflexo psicogênico resultante da interaçao entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoçoes internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberaçao de neurotransmissores e hormônios.
A tristeza é um sentimento humano normal decorrente de uma frustração, perda ou fracasso, que não compromete a capacidade de raciocinar e desempenhar as atividades diárias normais, como ocorre na depressão. Podemos dizer que a depressão é uma “tristeza patológica”.
Este sentimento faz parte da vida, é comum a todos os seres humanos. Pode ser definida como a ausência de satisfação pessoal, quando nos deparamos com nossa própria fragilidade. O surgimento da Tristeza está associado a situações de perdas, sofrimentos, decepções, angústias.
Sintomas de depressão
A apatia (falta de vontade) é um sintoma comum de depressão. No entanto, não ter vontade de fazer nada NÃO significa que você esteja passando por um momento depressivo. É possível que vários fatores estejam convergindo para te deixar mais desanimado/a e com menos energia.