Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
Os verticilos estéreis ou acessórios são: o cálice e a corola, formados respectivamente pelas sépalas e pétalas. As flores são caracterizadas pelo número de peças de cada verticilo, pois este número costuma ser constante. ... Estas flores são chamadas trímeras (fig.
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.
O conjunto de carpelos é denominado de gineceu, a parte feminina da flor. O gineceu é formado por carpelos, pistilo, estigma, estilete e ovário. Dentro do ovário estão os gametas femininos da planta. O estigma é a porção que recebe o grão de pólen e através do estilete liga-se ao ovário.
A flor é um ramo modificado que apresenta verticilos férteis. Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas.
Significado de Estame substantivo feminino Diadelfo; órgão masculino das flores da qual faz parte o filete que sustenta a antera, através da qual os grãos de pólen se encontram. ... Do latim stamen.
Significado de Sépala substantivo feminino [Botânica] Folíolos, geralmente verdes, situados abaixo da corola.
O gineceu é formado pelo conjunto de carpelos de uma flor. O androceu é formado pelo conjunto de estames (estruturas formadas pela antera e filete) de uma flor. No gineceu, encontra-se o óvulo, que contém o saco embrionário (gametófito feminino) e a oosfera (gameta feminino).