Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial. Confira abaixa o resumo de cada um desses períodos e suas principais características.
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956 ...
São eles: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
Tipos de indústria conforme a finalidade
Existem vários tipos de indústria, o processo da atividade industrial é classificado conforme seu foco de atuação. ... Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.
É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. ... Esse primeiro estágio da industrialização foi marcado pela produção em série, sob os auspícios do fordismo/taylorismo.
Alguns dos principais fatores que influenciam na localização das indústrias são: mão de obra disponível e a qualidade e valor delas; incentivos fiscais para pagar menos imposto naquela região; disponibilidade de matéria-prima; viabilidade logística de transporte; e possibilidade de instalação.
Fator de localização industrial é toda a circunstância que influencia a localização das indústrias. ... Podemos concluir que, na primeira fase de evolução da indústria, a proximidade das fontes energéticas e das matérias-primas eram os fatores industriais determinantes nas localizações industriais.
Resposta. Os principais fatores determinantes da localização das indústrias são: transporte, mão-de-obra, matéria-prima, energia, incentivos fiscais, entre outros.
Maior disponibilidade de mão de obra, mercado potencial e facilitação logística para escoamento da produção são os principais fatores influenciadores da localização das indústrias inglesas.
O fatores que favorecem tal descentralização giram em torno da transferência de filiais de grandes empresas, ou a te mesmo a formação de novas, para o interior dos estados, ou para polos industriais como onda Amazônia.
Resposta: Alguns dos principais fatores que levaram à essa diversidade de etnias e culturas no Brasil foi principalmente a vinda dos portugueses e dos escravos. Os negros, os indígenas e os europeus começaram e se "misturar" com o tempo.
Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
O desencadeamento do êxodo rural é consequência, entre outros fatores, da implantação de relações capitalistas modernas na produção agropecuária, onde o modelo econômico privilegia os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades rurais expulsa os pequenos produtores do campo.
A substituição da mão de obra humana por máquinas, como plantadeiras, colheitadeiras, roçadeiras e outros implementos agrícolas, causou desemprego e intensificou o êxodo rural. A explosão de pessoas vindas do campo causou em muitos centros urbanos um forte desequilíbrio em vários aspectos das estruturas sociais.
O êxodo rural resulta em diversos problemas, no campo gera a diminuição da população rural no país, escassez de mão-de-obra e automaticamente diminui a produção de alimentos e matéria-prima, dessa forma força a inflação e há aumento no custo de vida.
- O lazer e a recreação através de realizações de festividades, construções de campos e quadras esportivas, academias, parques de diversões e outros na própria comunidade rural; - A assistência técnica e extensão rural, o associativismo, o cooperativismo e o sindicalismo.