Como um indivíduo pode conter ou não antígenos em suas hemácias, o processo de aglutinação ocorrerá quando o sangue do doador tenha um antígeno que não esteja presente no sangue do receptor. Neste caso, o sistema imune reconhecerá esse corpo estranho e reagirá, aglutinando as hemácias, podendo levar a morte.
Justaposição: ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado. Ex.: Para-raios, corre-corre, guarda-roupa, segunda-feira, girassol.
Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.
Justaposição- Junção de duas ou mais palavras ou radicais, onde não ocorre alteração fonética. Aglutinação- Também junção de duas ou mais palavras , com o objetivo de formar uma terceira palavra, porém uma delas ou as duas sofrerão alguma mudança na sua forma ganhando ou perdendo letras.
Na composição por justaposição ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado.
O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.
Quando estão unidos por hífen, formam uma palavra com um significado diferente das partes. Exemplos: cachorro-quente, alto-falante, mesa-redonda, alto-mar, sangue-frio, má-fé, lugar-comum, meio-termo, meia-voz, meia-estação, meio-irmão, baixo-relevo, criado-mudo.
Na composição por aglutinação ocorre a fusão de duas ou mais palavras ou radicais, havendo alteração de um desses elementos formadores.
Esse elemento é chamado de radical (ou semantema). Radical é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático. É encontrado através do despojo dos elementos secundários (quando houver) da palavra.
Radical é um morfema básico(que mostra o sentido básico da palavra), indivisível (porém existem palavras cujo radical se altera, como na conjugação de verbos anômalos) e comum a umasérie de palavras. Também pode ser classificado como um morfema lexical.
Resposta: O radical da palavra é exist-. A vogal temática é a letra -e. E a desinência, a letra -m, que indica a flexão da palavra.
Radical. O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Escrev- é o radical do verbo escrever.
Explicação: o radical não se altera, portanto terra pode ser usado, em terreno, terreiro, terral.
Na palavra dar, o r é a desinência do infinitivo, e o a é a vogal temática. Chegamos à conclusão de que o radical de dar é d, tal como o radical de amar é am.
Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,... Apresenta-se com o verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3.
O radical de " Sofre" é 1 ( ) sofre.
E o elemento mais pequeno de todas estas palavras indicativo daquele sentimento que todos conhecemos é amor. Este é o radical de todas estas palavras, chamado assim em vez de morfema lexical. Note-se que radical não é o mesmo que raiz. A raiz de todas estas palavras é am-.
Morfema lexical , Ling : elemento invariável, que é responsável pela base do significado. A significação do morfema lexical diz respeito aos fatos do mundo extralinguístico; radical. Morfema livre , Ling : aquele que tem existência autônoma, figurando sozinho como um vocábulo, como, por exemplo, as palavras pá e dia .
São morfemas lexicais: os substantivos, os adjetivos, os verbos e os advérbios de modo. São morfemas gramaticais: os artigos, os pronomes, os numerais, as preposições, as conjunções e os demais advérbios, bem como os elementos mórficos que indicam número, gênero, modo, tempo e aspecto verbal.
Morfemas são as menores unidades de significação que formam as palavras e são classificados em desinência, raiz, radical, afixo, tema e vogal temática. ... O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.
Os elementos mórficos de uma palavra dividem-se em: raiz, radical, tema, afixos, desinências e vogal temática.
Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. Essas estruturas são partes constituintes do campo gramatical e lexical das palavras. Essa parte da palavra também é conhecida como radical, que é o núcleo que abriga a significação externa da palavra.
Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O radical é a parte fundamental da palavra, esse contém seu sentido básico, é comum a um grupo de palavras do idioma.