Resposta. Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. ... A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo sensível onde vivemos, que é o mundo das aparências. Reflexos da luz verdadeira (as idéias) projetam as sombras (coisas sensíveis que tomamos por verdadeiras). ... Essa luz é o Ser, o Bem; é essa a luz que ilumina o mundo inteligível (que se pode conhecer).
A alegoria da caverna apresenta a dialética como movimento ascendente que liberta o nosso olhar da cegueira causada pelos sentidos para vermos a luz das ideias através da razão. O caminho em direção à luz é gradual e demorado, por isso é preciso constante disciplina e diligência.
O autoconhecimento era um dos pontos fundamentais para Sócrates, "conhece-te a ti mesmo", o saber não era algo que vinha de fora do homem e sim de si mesmo, ao interrogar a si mesmo.Na medida em que Sócrates desenvolve diálogos críticos com seus interlocutores,como que num ato de "dar a luz" conseguia que os mesmos ...
SÓCRATES (470- 399 a.C.) é reconhecido por ter inaugurado uma visão crítica a respeito das instituições sociais, cabendo registrar, no entanto, que seu pensamento não restou materializado em nenhuma obra escrita por ele. Seu legado nos foi transmitido por PLATÃO, seu discípulo.