curetagens (como na pós-aborto); endometrites; cirurgias intrauterinas (retirada de miomas e pólipos, por exemplo);
O tratamento, se indicado, deve ser conservador (aplicação de cremes locais - lubrificantes ou contendo estrogénios - ou descolamento feito com pomada anestésica), uma vez que mesmo os casos não tratados habitualmente se curam espontaneamente durante a puberdade, provavelmente dado o aumento dos níveis de estrogénio.
Sinéquia é a aderência de tecidos uns aos outros. A sinéquia dos pequenos lábios é resultado da fusão dos bordos internos dos pequenos lábios entre si, situação que pode ocorrer em crianças do sexo feminino antes da puberdade (sobretudo entre os três meses e os seis anos).
O tratamento indicado é a utilização de cremes à base de hormônio estrogênio sobre a linha média da sinéquia por um período recomendado pelo médico.
Assim como a dos meninos, a troca de fraldas das meninas deve ser feita com algodão, água morna filtrada e um pouco de sabonete infantil caso esteja muito sujo. O lenço umedecido pode ser utilizado apenas em situações de emergência, como durante a troca em um passeio.
Principais causas O sapinho no bebê é causado pelo fungo Candida albicans que pode ser transmitido para o bebê no momento do parto, ao passar pelo canal vaginal. No entanto, a causa mais frequente do sapinho é o contato do bebê com o fungo que pode estar na mamadeira ou na chupeta.
As vezes o corrimento aparece num dia, e após medidas de higiene ele pode desaparecer, voltando em episódios isolados. Geralmente este tipo de corrimento não apresenta nenhum agente especifico envolvido, e por esta razão, o uso de sabonetes líquidos, com ação bactericida podem resolver.
O tratamento da alergia ao calor, ou seja, da urticária colinérgica, é feito normalmente com antialérgicos e pomadas para alergia na pele. Mas é necessária a indicação do médico.
Tratamento para alergia na pele Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
3 Remédios Caseiros para tratar a Alergia na Pele
Alergia ao calor pode ser entendida como uma série de reações alérgicas que aparecem no clima quente. A alergia ao calor causa uma irritação que não é fácil de aguentar. Coceira, vermelhidão e até mesmo bolhas costumam aparecer quando a temperatura aumenta. Mas os efeitos do calor não param na alergia de pele.
A urticária colinérgica é um tipo de alergia da pele que surge após aumento da temperatura do corpo, que pode acontecer em períodos de calor ou realização de uma atividade física, por exemplo.
Há pacientes com urticária ao calor ou ao suor, também podendo apresentar lesões de pele devido ao aumento de temperatura. Algumas pessoas também podem ter aumento de pressão arterial, tontura, dor de cabeça, até podendo desmaiar. E desidratação, principalmente em crianças e idosos.
Evitar banhos muito quentes, exposição ao Sol e uso de roupas extremamente apertadas também é importante para diminuir a intensidade da irritação. Com relação aos produtos dermatológicos, vale apostar na água termal, que acalma e refresca a pele — fator que ajuda a aliviar a coceira.
Ter alergia ao próprio suor é algo muito comum e pode ocorrer a qualquer momento. Um dos fatores que desencadeiam a irritação ou a coceira, é a mudança no pH da pele, o que pode expor certos locais do corpo à ação de bactérias, bem como dificultar a evaporação completa do suor.
Nos bebês, as glândulas sudoríparas ainda não estão completamente desenvolvidas. Por isso, principalmente nos dias de muito calor, nas áreas de maior transpiração, como o pescoço, as axilas e as dobrinhas do corpo, podem surgir pequenas bolinhas vermelhas ou esbranquiçadas, que podem causar irritação e coceira.
"As brotoejas são bolinhas vermelhas que costumam aparecer em dobrinhas, no pescoço ou nas axilas do bebê, resultado do entupimento das glândulas sudoríparas da criança", aponta a pediatra Camila Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz.
O ideal é que o produto tenha lanolina e dexpantenol na fórmula, que penetram na pele, deixando-a mais resistente e protegida. Além disso, também é importante outros cuidados para evitar o calor excessivo no verão.
5 remédios caseiros para assadura de bebê