M.M.C: Mínimo Múltiplo Comum. Vamos Reolver o M.M.C de 4 e 2. Então M.M.C de 2 e 4 é 4.
mmc (2, 3, 4, 5, 6) = 4 · 3 · 5 = 60.
Para calcular o MMC entre os números dados devemos fazer o seguinte: decompor em fatores primos ou fazer uma decomposição simultânea....Calcular o MMC de 80, 20, 25:
Para achar o mmc (mínimo ou menor múltiplo comum) entre dois ou mais números, dividimos esses números por fatores (números primos) até achar quociente 1(um).
E aí, tudo bem? Quando a questão requerer o menor múltiplo entre uma série de números, utiliza-se MMC (menor múltiplo comum, ou seja, o menor número que é um produto da série de números). O MDC é utilizado quando buscamos o maior divisor comum entre uma série de números (maior número que divide todos os números).
O máximo divisor comum (MDC ou M.D.C) corresponde ao maior número divisível entre dois ou mais números inteiros. Lembre-se que os números divisores são aqueles que ocorrem quando o resto da divisão é igual a zero. Por exemplo, o número 12 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6 e 12.
MMC (mínimo múltiplo comum) e MDC (máximo divisor comum) são regras matemáticas ligadas, respectivamente, ao múltiplo comum e ao divisor comum de dois ou mais números. São ferramentas utilizadas para facilitar a resolução de problemas e equações. ... Já o MDC é o maior número que pode dividir vários números ao mesmo tempo.
Após a efetuação do MMC entre os denominadores diferentes, utilizamos o resultado com o novo denominador, que será dividido pelo antigo e multiplicado pelo numerador correspondente.
Resposta. Os problemas que possui frações entre outros ... se os Denominadores forem diferentes é preciso tirar o MMC quando for uma soma ou subtração. Espero ter ajudado, bons estudos!
Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos. Veja esse tipo de soma: 1/4+ 3/8 + 5/10 = ? O primeiro passo é determinar o MMC de 4, 8 e 10.
Método do Mínimo Múltiplo Comum. Sabemos agora que o novo denominador em comum é igual a 40. Sendo assim, se faz necessário o seguinte procedimento: dividir o termo resultante do MMC (40) pelos denominadores das frações (4, 8 e 10). O quociente dessa divisão deve ser multiplicado pelos numeradores (1, 3 e 5).