Kiotsuke - Significa 'sentido' (atenção). É a mesma ordem de comando adoptada pelo exército japonês. Shomen ni - Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano, ou simplesmente ás bandeiras). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem.
Mokuso (黙想 Mokusō) é o termo típico das disciplinas do budô que se refere à meditação. Desta feita, os praticantes das artes marciais japonesas, antes e depois de serem realizadas as aulas, são exortados a um momento de reflexão. É uma prática dos treinos de aiquidô, caratê, judô, entre outras.
No judô há 67 técnicas de projeção ou nage-waza. São divididas nos seguintes subgrupos: koshi-waza, técnicas de quadril; te-waza, técnicas de braço; ashi-waza, técnicas de perna que pertencem ao grupo de técnicas realizada com os atletas em pé (tachi-waza).
Principais golpes de Judô
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
TAI OTOSHI
Existem vários movimentos que podem ser usados na luta de Jiu-jitsu, os mais conhecidos são passagem de guarda, joelho na barriga, pegada de costas, queda, raspagem e montada. A passagem de guarda é um movimento que corresponde a ação do lutador que está por cima transpor as persas do adversário.